Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 20 de novembro de 2012

João Pessoa sedia encontro internacional sobre Integração Latino-Americana



Foto:Marcos Eugênio
Nos próximos dias 22 e 23 de novembro o Programa Mercosul Social e Solidário  (PMSS) realizará na capital paraibana o “Encontro sobre Integração Regional na América Latina”, no Imperial Hotel, Avenida Almirante Tamandaré, 612, Tambaú. O objetivo da atividade é aprofundar a capacidade de análise quanto aos processos de integração que estão acontecendo na América Latina e sua importância no atual contexto de crise mundial.

Participam do encontro membros de organizações sociais e não governamentais dos países integrantes do MERCOSUL e associados (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile), estudantes dos cursos de graduação e Pós-graduação em Ciências Sociais e Relações Internacionais das Universidades Estadual e Federal da Paraíba, além de outros acadêmicos e intelectuais da área. “Para o PMSS a pertinência e a orientação da integração regional está fortemente relacionada com o sentido político do modelo de desenvolvimento. E as possibilidades de nossos países de implementarem alternativas de desenvolvimento sustentável e soberano, em condições de equidade, estão ligadas às estratégias e iniciativas de integração regional. Por isso é tão importante discutirmos sobre isso”. Afirma Ana Patrícia Sampaio coordenadora nacional do programa no Brasil.

O Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS) é uma plataforma de Organizações da Sociedade Civil integrada por 17 ONGs da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que articula em torno de suas ações mais de 150 Organizações e Movimentos Sociais de base na Região do MERCOSUL, incluindo representantes de organizações de jovens, mulheres, agricultores e moradores de periferias urbanas. Desde 2003, desenvolve ações no âmbito local, nacional e regional reivindicando direitos políticos, econômicos e sociais de setores excluídos da participação e desenho do processo de integração regional MERCOSUL. No Brasil estão à frente do PMSS as organizações Centro de Ação Cultural (CENTRAC) de Campina Grande e Centro de Ação Comunitária (CEDAC) da cidade do Rio de Janeiro.

Painel - A abertura do encontro acontecerá às 9h da quinta-feira, 22 de novembro, com a realização do painel aberto ao público interessado: “Desafios políticos colocados pela Integração econômico-produtiva Latino-americana, no atual contexto de crise mundial. Os painelistas serão: Nilson Araujo Souza, brasileiro, economista (UFPA), Pos-doutor em Economia (USP), Prof. visitante Senior  da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Investigador do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA); Verónica Serafini, paraguaia, economista, consultora de organizações internacionais de cooperação, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas,  da Faculdade de Economia da Universidade Nacional de Assunção e da  Faculdade de Medicina e Escola de Serviço Social; Ramiro Albrieu, argentino, economista (Faculdade de Ciências Econômicas), Assistente de Investigação da Área Econômica do Centro de Estudo de Estado e Sociedade (CEDES), com atividades de assessoria ao Conselho Federal de Investimentos e a Auditoria Geral da Nação.

No painel, que acontecerá até as 12h, serão discutidas temáticas como: Arquitetura da Integração Econômica - Complementação Econômico-produtiva: avanços e dificuldades; Manejo de recursos naturais e as tensões frente aos modelos de desenvolvimento que envolvem as diferentes iniciativas de integração regional; Desafios no atual contexto de crise mundial.

Mais informações pelos telefones: (83) 3341-2800 e 9139-545. As inscrições poderão ser feitas no local do evento a partir das 8h ou antecipadamente por telefone.

Programação:
Quinta 22 de novembro
Horário
Atividade
9h – 9h30
Abertura do Encontro
9h30 – 11h
Painel 1- Desafios políticos colocados pela Integração econômico-produtiva Latino-americana, no atual contexto de crise mundial
- Arquitetura da Integração Econômica - Complementação Econômico-produtiva: avanços e dificuldades;
- Manejo de recursos naturais e as tensões frente aos modelos de desenvolvimento que envolvem as diferentes iniciativas de integração regional;
- Desafios no atual contexto de crise mundial.
11h – 11h30
Intervalo
11h30 – 12h30
Debate

Horário
Atividade
15h – 16h30
Painel 2.- Integração Latino-Americana – Do sonho da Grande Nação, às experiências de integração desenvolvidas no final do século XX
- Contribuições do MERCOSUR ao regionalismo e a teoria política da integração regional: Um olhar a partir dos 20 anos do processo
- A Integração como ferramenta política de segurança democrática na Região

16h30 – 17h
Intervalo
17h – 18h
Debate

Sexta 23 de novembro
Horário
Atividade
9h – 10h30
Painel 3.- Integração Econômico-Produtiva
- Arquitetura da integração Econômica – Complementação Econômico-produtiva – Tensões, avanços e dificuldades
- Bens Naturais e modelo de desenvolvimento regional
- Desafios no atual contexto de crise mundial

10h30 – 11h
Intervalo
11h – 12h
Debate
12h - 12h30
Encerramento
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


Áurea Olimpia Figueiredo Rego

Nenhum comentário:

Arquivo do blog