Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Exposição de colunista do pbnotícias obteve grande repercussão no III Simpósio Internacional da Pessoa Idosa

Tendo como tema Perspectivas e desafios do envelhecimento: uma visão multidisciplinar, numa promoção do Centro Universitário da Paraíba/UNIPÊ, Pastoral da Pessoa Idosa e Arquidiocese da Paraíba, aconteceu de 8 a 10 deste mês, em João Pessoa, o III Simpósio FrancoLusoBrasileiro da Pessoa Idosa.

O evento reuniu vários pesquisadores e estudiosos de geriatria e gerontologia, do Brasil, França e Portugal, que durante três dias debateram variados temas envolvendo velhice e envelhecimento. De Cajazeiras, participara como expositor Dr. Inácio Andrade Torres que, além de odontólogo e professor universitário, é colunista do PB notícias.

Dr. Inácio Torres discorreu sobre Longevidade e qualidade de vida, na mesa redonda que contou ainda com as presenças dos Drs. Arnaldo Viegas e Heydrick Virgulino. Em sua fala, ele argumentou que para “promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos é preciso mais vontade política e uma prática pedagógica que contemple em todos os graus de ensino uma discussão saudável sobre a velhice e o envelhecimento.

Na área política, disse ser necessário “mais apoio aos Conselhos Municipais de Idoso, para que realmente sejam emancipados e não manipulados;  a criação de cursos eficientes para formação e capacitação de cuidadores de idosos; e fiscalização sistemática nas instituições de longa permanência, bem como nas casas de passagens para idosos”.

Do ponto de vista pessoal, ele recomenda que o idoso procure ampliar seu leque de amizades sinceras, elabore um plano de auto-cuidado, incluindo aposentadoria, procure aprender a enfrentar as dificuldades e as adversidades e evite comportamentos de riscos no cotidiano, enfim não se entregue a ociosidade, e  busque se fazer respeitado em suas escolhas, em suas decisões e desejos.

Por fim Dr. Inácio Torres falou sobre o Testamento Vital – um documento que pode ser feito por qualquer pessoa maior de idade, no qual a pessoa discriminará o desejo ou não de tratamentos com remédios, cirurgias dolorosas e mutiladoras ou mesmo a reanimação em casos de parada cardiorrespiratória. Essa norma elaborada pelo Conselho Federal de Medicina será muito útil às pessoas idosas. Conforme membros da comissão organizadora do evento, a exposição do colunista do PB notícias teve grande repercussão junto à comunidade universitária, e alcançou seus objetivos. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog