Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 28 de outubro de 2012

Vital do Rêgo revela intenção do governo em estimular a aviação regional

Relator da Subcomissão Temporária da Aviação Civil, vinculada à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), o senador Vital do Rego (PMDB-PB), revelou neste domingo (28), a  intenção do governo de anunciar medidas para estimular a aviação regional. Segundo Vital, a presidente Dilma Rousseff lhe garantiu que lançará até o fim do ano uma espécie de PAC dos aeroportos para cidades de médio e pequeno portes.
 
Defensor do fortalecimento da aviação regional com criação inclusive de novos vôos, Vital garantiu que a Subcomissão da qual ele é relator, vem cumprindo bem seu papel quando já debateu temas de extrema necessidade para garantir melhorias no setor. “Acredito que todas as audiências foram positivas e vão ajudar a criar condições para melhorar a aviação civil”, comentou.
 
Dilma garantiu ao senador peemedebista que o foco dos investimentos serão os munícipios de com população de 75 a 150 mil habitantes, distantes 60 quilômetros ou mais do aeroporto mais próximo. O investimento do governo no setor pode tornar realidade graças a reivindicação recorrente nos debates da Subcomissão Temporária da Aviação Civil.
 
Vital disse que a possibilidade de ocorrer investimentos do governo no setor, é uma excelência notícia, visto que até o momento a aviação regional sobreviveu sem um plano de vôo, uma falha grave para um país de dimensões continentais como o nosso.
 
A situação da aviação regional foi tema de audiência específica do ciclo de debates que vem sendo desenvolvido pela subcomissão, instalada em fevereiro, tendo como relator o senador Vital do Rêgo.
 
Em uma das audiências, o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt,  anunciou de forma antecipada a disposição do governo em investir cerca de R$ 1 bilhão por ano na estruturação da aviação regional.  Os trabalhos devem se estender até outubro, quando será apresentado o relatório final.
 
Com base nas audiências públicas da comissão, Vital disse que nenhuma região é hoje bem servida em aeroportos e rotas aéreas regionais. Na avaliação do senador, a interiorização da aviação requer solução para três problemas cruciais que é carência de infraestrutura aeroportuária (adequação e construção de aeroportos, incluindo pistas), o elevado preço dos combustíveis e o peso excessivo da carga tributária incidentes sobre os serviços.
 
O senador paraibano defende a simplificação das exigências para a habilitação de aeroportos para localidades médias e pequenas, bem como, o estabelecimento do conceito de linhas aéreas regionais que, em paralelo, sejam também caracterizadas como de interesse estratégico nacional.
 
Uma das lutas do senador Vital é em garantir a modernização e ampliação dos aeroportos da Paraíba, especialmente, o aeroporto Presidente João Suassuna em Campina Grande que hoje ocupa papel estratégico na região Nordeste. Ele explica que o país precisa de investimentos no setor, visto que está se preparando para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
 
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog