Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Municípios terão laudo de exames em tempo real


Aconteceu nesta quarta 14 na sala de apoiadores da 6ª Gerência Regional de Saúde uma capacitação para técnicos de informação e de vigilância em saúde oferecida pelo Lacen – Laboratório Central da Paraíba, cujo objetivo é adequar os laboratórios públicos com o sistema GAL – Gerenciador de Ambiente Laboratorial, desenvolvido pelo DATASUS. O sistema permite a emissão do laudo em tempo real dos exames solicitados ao Lacen, isso pelo próprio município.
O GAL foi implantado pelo Ministério da Saúde em 2009. Na Paraíba esse processo teve início ano passado com capacitação de bioquímicos, farmacêuticos, mapeamento da rede de laboratórios. Nesse instante ocorrem treinamentos em todas as regionais, preparando servidores para abastecê-lo com banco de dados dos usuários. 

“Antes havia casos de resultados de exames saírem com mais de dois meses, por motivos diversos. Hoje o laudo é conhecido em tempo real, à medida que os dados são cadastrados e o Lacen libera o resultado”, comentou Sérgio Roberto, facilitador da capacitação, responsável pela implantação do Sistema na Paraíba. 

Hoje o Lacen realiza mil exames mensais, mas trabalha com uma demanda de mais de cinco mil exames/mês. A informatização da rede de laboratórios dos estados, com essa proposta de descentralização dos pedidos de exames, permitirá o rastreamento das amostras enviadas para análise, reduzirá custos e agilizará atendimento dos usuários. Os órgãos de saúde também terão maior facilidade no acompanhamento dos indicadores epidemiológicos.  

O Lacen atuará no gerenciamento das informações estaduais de controle dos fluxos de envio e processamento das amostras de origem human, animal e ambiental.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog