Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Waldson visita Maternidade de Patos e fala sobre abastecimento de medicamentos e cirurgias eletivas


O secretário estadual de Saúde, Waldson de Sousa, visitou na manhã desta sexta-feira (2) a Maternidade Peregrino Filho, da cidade de Patos, para saber do andamento das obras da reforma e ampliação dessa unidade referência de saúde, cujos serviços devem ser concluídos no início do próximo ano. 

Nessa sua estada na cidade, antes de viajar para um encontro do Orçamento Democrático em Sousa, falou sobre a crise de abastecimento de medicamentos do CEDMEX - Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional, cuja normalização nessas centrais deve ocorrer até o próximo dia 10. Hoje o CEDMED trabalha com cerca de 240 itens e 32 apresentam problemas de distribuição, da área de psiquiatria e do Mal de Alzheimer, segundo Waldson.

Waldson falou do programa estadual de desoneração de impostos, que as empresas fornecedoras de medicamentos não queriam aceitar, o que acabou indo parar no âmbito judicial. Houve também audiência na Assembléia Legislativa para discutir a questão. “O problema não era mais de falta de aquisição, falta de recursos. Apenas as empresas vencedoras não queriam cumprir a legislação fiscal. Mas o abastecimento já foi iniciado e acredito que até o dia dez deste mês esteja regulado”, comentou o secretário.

Outro questionamento foi em torno das cirurgias eletivas. Este ano o Estado já realizou 12 mil e espera, em pactuação com os municípios, outras seis mil até junho do próximo ano, com recursos já garantidos para tais procedimentos, restando apenas contrapartida dos municípios no atendimento de suas demandas. “Estamos intensificando esse processo para atender a demanda reprimida o mais rápido possível”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog