Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 27 de novembro de 2011

PCdoB/PB realiza seminário de Movimentos Sociais


 
O Partido Comunista do Brasil-PCdoB na Paraíba realizou ontem, sábado 26, no auditório do SINTESP (UFPB), João Pessoa, um seminário com os movimentos sociais no Estado que contou com a participação de 114 comunistas, representando os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Itabaiana, Sapé, Santa Rita, Bayeux, Lucena, Capim, Caaporã, Algodão de Jandaíra, Campina Grande, Patos, Sousa, Diamante, Santa Cruz, Coremas, Tavares e Riachão do Poço.

O presidente do PCdoB na Paraíba, Cristiano Zenaide, fez uma exposição acerca de um pacto em defesa do desenvolvimento, da valorização do trabalho e dos avanços sociais, incorporando os trabalhadores, do setor público e privado, do campo e da cidade, na luta por uma sociedade mais democrática e progressista.

O secretário adjunto dos Movimentos Sociais do PCdoB no Comitê Central, e, presidente da UNEGRO, Edson França, fez uma exposição sobre a conjuntura política atual e a importância dos movimentos sociais dentro do partido. “Os movimentos sociais do PCdoB devem jogar um protagonismo nas grandes mobilizações por reformas mais profundas na sociedade brasileira”, disse França.

Foi apresentada a Resolução n°001/2011 da Comissão Política Estadual, instituindo o Fórum dos Movimentos Sociais Manoel Oliveira (FMSMO), como organismo da Direção Estadual do Partido, de caráter permanente, tendo por objetivo sistematizar e controlar a implementação das orientações políticas emanadas do Comitê Estadual e da Comissão Política Estadual.

O Fórum dos Movimentos Sociais na Paraíba adotou o nome de Manoel Oliveira, em homenagem ao combatente proletário Manoel Oliveira, militante do Partido Comunista desde a década de 1930 até seu falecimento em 1996, na cidade de Patos-Paraíba, sempre fiel e vigilante defensor do Partido e de seu caráter revolucionário.

Além da resolução da constituição do fórum dos movimentos sociais do PCdoB, foi recomendada a articulação pela defesa da distribuição dos royaties do pré-sal, como fator de distribuição democrática da riqueza, com criação também de um fórum; a defesa dos serviços públicos e dos servidores públicos e a realização de seminários nos pólos regionais do partido no estado.

O vice-presidente e secretário de Movimentos Sociais do PCdoB na Paraíba, José Gonçalves, afirmou que o seminário foi vitorioso em reunir em pleno sábado mais de 100 lideranças do PCdoB. “Uma grande vitória para o PCdoB na Paraíba em conseguir reunir várias lideranças representativas dos movimentos sociais, das frentes sindical, comunitária, mulheres, moradia, quilombolas, LGBT, negros, assentamentos e acampamentos, colocando um novo desafio para os comunistas da necessidade de maior inserção nas organizações populares”.

Gonçalves ainda destacou que o partido, depois da vitoriosa conferencia estadual, está colocando a política no comando e fazendo o diferencial. “Estamos firmes, construindo e fortalecendo o partido nos movimentos sociais, visando a eleição de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos nas próximas eleições, mas só estamos conseguindo isso, devido a nossa opção de colocar a política no comando em todas as nossas lutas”, finalizou o sindicalista.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog