Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O BRASIL É MESMO INDEPENDENTE?


Cláudio Sout


Dizer que o Brasil é independente, depende muito do ponto de vista. Existem “n” motivos para dizer que ele não é integralmente livre e afirmar que nele, o cidadão é dependente de uma nova camada dominante: uma máquina pública enferrujada, sem manutenção e que só funciona quando seus operadores precisam de algo para suprir suas necessidades.
  
O Brasil é dependente de produtos chineses, que na grande maioria são molhados pelo suor de mão-de-obra escrava, tornando o comércio competitivo, mas que acaba falindo indústrias nacionais.

O Brasil é dependente de uma grande massa de investidores estrangeiros, que apostam em uma economia supostamente solidificada por altíssimas cargas tributárias que tentam equilibrar as finanças de uns em detrimento de outros.

O Brasil é dependente de multinacionais em várias áreas, como a de pesquisa e processamento de medicamentos, devido à incapacidade gerada pela falta de investimentos do governo, por este achar mais fácil e barato privatizar com abertura ao capital estrangeiro.

O Brasil é dependente da caridade de políticos que fazem as leis em Brasília ou até mesmo no Bahamas, aproveitando suas férias com salários que crescem exponencialmente por meio de suas próprias aprovações, enquanto os verdadeiros trabalhadores que giram as engrenagens deste país penam por um mísero aumento no salário-mínimo. 

O Brasil é dependente de investimentos ruins na Educação, que ainda deixa a desejar em muitos aspectos devido aos baixos salários investidos em professores, mesmo sabendo que a solução do país está em suas mãos. 
  
O Brasil é dependente de um sistema de saúde que não respeita o cidadão e que na maioria das vezes atende de forma precária as longas filas de espera, desrespeitando a constituição. Porque o que vemos é que nem todos são beneficiados por este.

O Brasil é dependente de uma cultura mal valorizada, que nem todos têm acesso, mas que expressa os costumes e tradições do povo brasileiro através da arte, dança, música, entre outras manifestações, e que proporciona o bem estar da sociedade como um todo.

Embora muita coisa tenha mudado nos últimos cento e oitenta e nove anos, em termos sociais, econômicos, políticos e culturais, o Brasil continua dando passos que criam novas dependências, e assim, vamos vivendo à mercê delas.

Será que isto realmente é independência?


Designer Gráfico // Bacharelando em Comunicação Social – Hab. Jornalismo - FIP
@claudiosout // claudiosout@hotmail.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog