Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Projeto Folclore movimenta cidade de Quixaba


O resgate cultural, o conhecimento das tradições de cada região, com foco principal na Nordeste e mais especificamente da localidade; o despertar para a criatividade, desenvolvimento da linguagem oral, do gosto pela música, dança. Estes são alguns dos objetivos do Projeto Folclórico desenvolvido na rede pública municipal de ensino pelo município de Quixaba, Sertão paraibano, na Escola Cícero Sulpino, nas comemorações da semana do folclore. 

Uma semana de intensas atividades que extrapolaram os muros escolares e criaram interatividade com a comunidade, que participou, presenciou a didática e conheceu muitas coisas que vieram à tona, traços de sua cultura, através de exposições, cantigas, estórias, comidas típicas, receitas de culinária, tudo produzido pelos alunos, sob orientação dos professores. “A escola é um cenário em que norteia o vínculo entre a comunidade e os valores da vida.  É importante para que um projeto se complete tenha a participação de todos os familiares, funcionários, alunos e professores, só assim os resultados aparecem e o nosso projeto alcança seu real objetivo, desenvolvendo o potencial de aprendizagem dos nossos alunos”, comentou a professora Nilmara Vieira.

No Projeto Folclórico, brincadeiras como pobre-rico, toca-bandeira, pião, passa o anel, toca, matada ofereceram momentos de muita diversão para os alunos, que, se debruçaram sobre os livros, internet, em longas pesquisas em torno das manifestações folclóricas para elaborar exposições, danças regionais, murais, comidas típicas, artesanato local e nacional. No último dia a população inteira foi convidada a vivenciar esse momento da escola, apreciar tudo que foi produzido pelos alunos e degustar grande variedade de comidas de diversas localidades do país.

Ao final professores e alunos se reuniram e fizeram uma avaliação da primeira edição do Projeto Folclore, do comportamento, participação e socialização decorrente dessa ação educativa e cultural. “A gente presenciou muita determinação de nossos professores, que estão de parabéns pela iniciativa, por todo esse resgate cultural. Os alunos entenderam a idéia e participaram intensamente, com uma produção fantástica em torno do folclore brasileiro; a população também marcou presença e interagiu com a escola. Foi uma atividade que gerou muitos conhecimentos para todos”, disse o prefeito Julio Cesar. 

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog