Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Decretado em Patos o Dia Municipal do Radioamador

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, esteve na manhã desta segunda-feira, 05 de agosto, reunido com um grupo de radioamadores da cidade de Patos. Na ocasião, o prefeito sancionou a Lei N.º 4.023/2011, de autoria do vereador Sales Júnior, a qual institui o 1º de agosto como sendo o Dia Municipal do Radioamador.
 
Segundo um dos representantes do Grupo de Radioamadores, Marcos Vieira, a idéia que partiu do vereador Sales Júnior, homenageia Elisbão Alves de Assis, um dos maiores idealizadores do radioamadorismo na cidade de Patos falecido tragicamente em plena atividade, ao cair de uma Torre com aproximadamente 15 metros, no dia 31 de julho, na cidade de Pombal.
 
“O decreto além de homenagear o saudoso Elisbão, ainda fará com que nosso grupo mude a data de um evento que já acontece há dois anos. A partir de então faremos o possível para realizar esse evento exatamente no dia dedicado ao radioamadorismo em nossa cidade. Neste evento temos a oportunidade de expor equipamentos, trocar informações, bem como conhecer outros colegas, já que muitas vezes nos comunicamos apenas pelo rádio”, relatou Marcos Vieira.
 
Para o prefeito Nabor Wanderley a cidade tem potencial para que fosse decretado um dia como esse, tendo em vista o grande número de adeptos da prática do radioamadorismo.
 
“Sancionamos essa lei com muito prazer, pois além de ser uma maneira de homenagearmos essa classe, ainda temos a oportunidade de resguardar a memória de Elisbão Alves pela sua contribuição como radioamador patoense. Já atuei como radioamador na época do também saudoso Edleuson Franco e, estou mantendo contato com o grupo e vendo a possibilidade de reativar meu prefixo”, disse o prefeito. 
 
Na lei sancionada ainda consta o compromisso do poder executivo em dar suporte, bem como facilitar as comemorações em torno do Dia Municipal do Radioamador. Marcos Vieira finalizou revelando que o grupo objetiva formar uma associação dos radioamadores em Patos, como forma de melhor organizar os eventos e ações pertinentes.
 
O radioamadorismo, desde o princípio, ganhou destacada reputação por facilitar as comunicações durante as emergências, ou quando os outros meios falham ou estão sobrecarregados. Os anais da história do radioamadorismo contém um impressionante relatório das várias emergências, catástrofes, epidemias e tantos outros fatos, nos quais os radioamadores, com habilidade e devoção, e até mesmo com o sacrifício pessoal, serviram as suas comunidades e trouxeram recursos rápidos àqueles que necessitavam. Grandes dificuldades foram atenuadas e milhares de vidas e propriedades valiosas foram salvas por seu esforço.
 
Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog