Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 14 de abril de 2011

GIAASP promove discussão sobre saúde de Patos






Aconteceu na noite desta quarta-feira 13 uma importante reunião promovida pelo Giaasp – Grupo Independente de Análise e Ação Social e Política de Patos, que contou com a presença de diretores de hospitais, diretor da 6ª Gerência de Saúde, secretário municipal de saúde, representante da Cagep e Conselho Municipal de Saúde. Na pauta uma radiografia da saúde pública em nossa cidade.

Uma pauta extensa, que não chegou a ser debatida totalmente, foi posta para discussão para o grupo, a exemplo da dengue. Davi Nunes da 6ª Gerência de Saúde, o secretário de saúde de Patos, Eisenhower Brito Segundo destrincharam esse tema enumerando as ações desenvolvidas este ano para conter o avanço da doença, apresentaram números sobre a incidência e a curva descendente do IIP – Índice de Infestação Predial, das notificações resultado do trabalho conjunto entre Município e Estado.

Problemas como falta de médicos nos PSFs; avaliação sobre o trabalho das ouvidorias; o uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual por funcionários dos hospitais fora do trabalho; como estão ocorrendo hoje os plantões de sobreaviso; as metas do pacto de gestão em saúde; programa de órteses e próteses; transparência e controle social através de portal; as cirurgias particulares realizadas na rede pública, dentre outros assuntos estavam na pauta, não cumprida integralmente devido o avançar da hora.

O médico e diretor do Hospital Regional Janduhy Carneiro, Eliseu de Melo, falou sobre as mudanças que estão sendo implementadas para melhorar o Humana SUS, na tentativa de garantir ao usuário um atendimento mais decente e seus direitos constitucionais. 

Eliseu explicou que há um grande esforço da gestão hospitalar em melhorar toda a infraestrutura do Regional, com abertura de novos leitos, uma nova sala amarela, farmácia satélite, sala de psicologia, capacitação dos funcionários, crucial para a humanização no atendimento, dentre muitas outras iniciativas que visam atender as necessidades da clientela da rede hospitalar. 

A Maternidade Peregrino Filho, segundo seu diretor Egilmário Bezerra, tem como uma de suas prioridades a conclusão de sua ampla reforma, inauguração da UTI neonatal e materno, o que dará maior segurança às mulheres de toda a regional. Para isso um dos problemas já foi solucionado, que é a capacidade de geração de energia para seu devido funcionamento. Falou do processo também de atualização dos servidores nos protocolos de atendimento, da higienização, enfermagem.

Um assunto que diz respeito à saúde pública, a água consumida pela população, também foi destacada pelo químico da Cagepa Manoel Messias, que discorreu sobre o processo de tratamento da água oferecida pela Companhia na cidade.

O médico Ivânio Ramalho destacou a importância de um hospital de trauma para Patos, dizendo que o deputado federal Hugo Mota poderia lutar por recursos em Brasília e a Prefeitura ceder terreno para sua edificação. Davi lembrou que a prioridade do Estado no momento é ampliar os atendimentos de média e alta complexidade no Sertão e que Patos, que já possui sua saúde municipalizada, pode reivindicar com o governo federal esse hospital e assumi-lo. 

O Giaasp deve retomar em outra ocasião a discussão sobre a saúde pública de Patos, já que muitos assuntos ainda precisam ser trabalhados. 


Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog