Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Patos receberá estreia de curtas da cearense Aurora Miranda Leão


Durante a quinta edição do Festival Cinema com Farinha, que acontecerá de 4 a 7 de agosto em Patos-PB, a jornalista e produtora cultural Aurora Miranda Leão estará na cidade para a estreia dos curtas ‘Resta Um’  e ‘ No Passo do Birim’, que terá sua primeira exibição pública.

O curta-metragem RESTA UM é estrelado pela atriz Ingra Liberato, conhecida nacionalmente por atuar na novela Ana Raio e Zé Trovão, exibida recentemente pelo SBT. Há possibilidade de a atriz participar do lançamento do filme em Patos.

Definido por sua idealizadora como um exercício audiovisual coletivo: RESTA UM foi realizado em novembro passado, durante a sexta edição do Festival de Goiânia do Cinema Brasileiro. A concepção do curta RESTA UM é da jornalista cearense Aurora Miranda Leão. 

O choque como recurso estético, tão frequentemente utilizado pela Belair (produtora criada pelos cineastas Júlio Bressane e Rogério Sganzerla), em quem a obra se inspira e a quem pretende homenagear, também se verifica em RESTA UM. “Isso fica patente desde o início, quando o apito inconveniente do elevador azucrina o ouvido da atriz Ingra Liberato e o de quem a acompanha a projeção”, revela Aurora.

O curta-metragem NO PASSO DO BIRIM, roteirizado e dirigido por Aurora, nasceu da idéia de homenagear as mulheres do interior do Ceará que fazem da tradicional dança do coco um modo de tornar seu dia-a-dia mais feliz e preenchido com arte e energias positivas.

“Apesar de não ser um meio de vida para essas mulheres, o grupo do coco das Mulheres da Batateiras existe e subsiste peça força e tenacidade dessas mulheres que, em meio a dificuldades comuns a quem faz cultura e arte no sertão nordestino, prosseguem alimentando corpo e espírito com essas manifestações típicas da cultura tradicional nordestina”, expôs Aurora.

NO PASSO DO BIRIM é uma homenagem aos 30 anos deste grupo de coco, criado em 1979. O trabalho foi gravado nos municípios do Crato, Juazeiro e Nova Olinda, entre dezembro de 2008 e outubro de 2010 e é vencedor do edital de seleção do programa BNB de Cultura 2010. Finalizado em parceria entre as produtoras Aurora de Cinema e Cabeça de Cuia Filmes. 

Deleon Souto

Nenhum comentário:

Arquivo do blog