Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mototaxistas participam de audiência pública em Patos


Marcos Eugênio

Um número muito aquém, se compararmos o quantitativo de mototaxistas existentes em Patos, cerca de mil, sem contar os clandestinos, que exercem esse serviço de concessão pública. Cerca de trinta compareceram à audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Patos nesta quarta 01, com objetivo de discutir vários assuntos inerentes à categoria.

Dentre os convidados o superintendente da STTrans, Dineudes Possidônio e o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, José Marcos. Assuntos como contribuição sindical, coletes, clandestinos, responsabilidade no trânsito, coberta das praças, foram tratados nesse encontro solicitado pelo vereador Sales Junior. 

José Marcos uma explanação sobre o polêmico imposto que vinha sendo cobrado a cada mototaxista quando o emplacamento da moto pelo Detran, suspenso temporariamente até melhor análise judicial. Ele explicou que o valor cobrado pelo Sindicato é inferior ao previsto em lei. Chegou a ser interrompido diversas vezes pelo público das galerias.

A questão dos coletes, equipamento de trabalho que identifica o mototaxista legalizado, que desde o ano passado tem sido alvo de cobrança da categoria, recebeu grande espaço nas discussões. Dineudes explicou que algumas empresas estão se comprometendo a mandar confeccionar os uniformes, que obrigatoriamente tem que ser autorizados e controlados pela STTrans para evitar que caiam nas mãos dos clandestinos, uma prática corrente e que, segundo o superintendente os mototaxistas devem fiscalizar juntamente com o órgão de trânsito. “Estamos colocando uma equipe para fazer essa fiscalização permanentemente. Não fazíamos isso antes porque não tínhamos entregado as carteiras dos mototaxistas. Mas precisamos que denunciem os clandestinos”, enfatizou.

Ele também explicou que nas praças em que já existem pequenos empresários patrocinando os coletes esses patrocínios vão permanecer, respeitando-se a decisão dos mototaxistas. Para evitar que o serviço de mototaxista seja exercido de maneira irregular, clandestinamente por pessoas que não pagam impostos por ele, surgiu a idéia de se padronizar as motos, com adesivagem, cor única. 

Após a reunião Dineudes falou ao pbnoticias sobre as mudanças que estão acontecendo no trânsito da cidade visando melhorar o tráfego, disciplinando o acesso a determinadas artérias. Uma dessas mudanças, para os próximos dias, logo que os barraqueiros do Mercado Darcilio Wanderley da Leôncio Wanderley sejam removidos pela Prefeitura, será o trecho da Peregrino Filho do ponto do Edifício Estevão em direção ao Mercado, que terá sentido único. O mesmo acontecerá na Bossuet Wanderley, do mercado à Solon de Lucena.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog