Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 11 de maio de 2011

QUE CÁSSIO RODRIGUES HERDE O CÉU E NÃO A TERRA

por Misael Nóbrega de Sousa
Nasce no hospital de Itaporanga, interior do Estado, Cássio Rodrigues. Diferentemente do homônimo famoso, este, é filho de pais simples, naturais da cidade de Conceição. O fato de o menino receber o mesmo nome do ex-governador da Paraíba não foi coincidência. O casal é correligionário do Cássio Rodrigues, o rico, e por isso, resolveu homenagear o político, pegando emprestado o seu nome para dar ao primogênito, assim puro e simplesmente.
Isso acontecia, de forma mais comum, em mil novecentos e antigamente, quando os pais queriam associar os filhos às figuras notórias de qualquer área do conhecimento, feito o cinema. Marcelo Mastroianni, Marlon brando e Alan Delon, por exemplo, figuram entre os mais lembrados. A novela Irmãos coragem, da TV tupiniquim, conferiu Glorias e Tarcísios pelo país afora; a política mundial deu aos filhos brasileiros vários Kennedys; e a música cedeu, entre outros, Lennons e Robertos.
O engraçado é que, o agora, aliado de Cássio - o afamado - Ricardo Coutinho (*Ricardo significa senhor poderoso e indica um homem prático e decidido, o qual todos procuram quando precisam de orientação. Equilibrado e seguro não se intimida quando precisa lidar com pessoas cuja opinião diverge da sua), anuncia uma rede de serviços hospitalares formada por 76 hospitais, num investimento de R$ 5 milhões por mês e a inauguração do Hospital de Emergência e Trauma Luis Gonzaga Fernandes, em Campina grande e ao invés disso, a imprensa prefere estampar em manchetes o caso do menino homônimo do ex-desafeto dele, Ricardo. Promulga R$ 15 milhões para a reforma e ampliação de 21 escolas da Paraíba, sem muito alarde, pois a imprensa prefere noticiar que advogados de Cássio estão tentando fazer com que ele assuma rapidamente o senado ou abre espaço para ele próprio falar sobre o caso da merenda em João Pessoa...
É fato que volta e meia, os holofotes da política paraibana são jogados no Cássio Rodrigues, poderoso, mesmo sem ele ainda ter nenhum cargo publico... Todos nós sabemos que ele espera a comunicação da decisão do supremo à justiça eleitoral da Paraíba para, assim, tomar posse como senador da república.
A quem acredite que Cássio Rodrigues, o ex-governador, é uma bandeira mais forte que o seu partido e deve ser estudado como fenômeno político assim que deixe  a vida publica. Muitos consideram até mais astucioso politicamente do que o pai, o também ex-governador, Ronaldo Cunha Lima (**Ronaldo: Significa o que governa com mistério e indica uma pessoa que faz tudo com muito capricho e inteligência. É muito elogiado por isso, embora não costume tomar conhecidas suas realizações. Aliás, ser discreto em tudo o que lhe diz respeito é outra das suas características) e mais estrategista também. Enquanto Cássio é razão, Ronaldo transborda emoção...
Há muito pouco de imparcialidade na imprensa paraibana e muito menos ainda de isenção. O fato de a escolha da notícia ser uma prerrogativa do jornalista, principalmente nos sites “particulares”, não nos deixa muitas escolhas, visto que a pauta do dia é servida ainda no café da manhã, tendo a discórdia como cardápio.
A propósito: ***Cássio: Significa pobre ou distinto e indica uma pessoa com agudo senso de justiça e muita preocupação em conseguir o poder, embora não se preocupe demais com os bens materiais.
Que o filho do chão de Elba Ramalho, recém parido no domingo último, de nome Cássio Rodrigues, o prodígio, possa ser espelho das coisas boas e que herde o céu e não a terra.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog