Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 17 de maio de 2011

Levantamento mostra que maioria das escolas estaduais precisa de reformas

Marcos Eugênio

Emmanuel Falcão
Levantamento feito nos primeiros meses deste ano pela 6ª Gerência Regional de Ensino, com sede em Patos, inclusive com anexo fotográfico, apresenta um quadro preocupante na estrutura física de muitas unidades de ensino da região. Há exemplo de escolas que não apresentam segurança para alunos, professores e funcionários. É o caso da Ezequiel Fernandes, no município de Junco do Seridó, localizada no Vale do Sabugi, onde uma parede veio ao chão e há urgência de uma reforma. O gerente da 6ª Regional de Ensino, Emmanuel Falcão, diz que a referida escola é a que apresenta situação mais crítica no Vale do Sabugi e que já existe um cronograma de ações para recuperá-la.

Na microrregião de Areia de Baraúnas, que abrange Cacimba de Areia, Passagem, Salgadinho, Quixaba, todas as escolas estaduais precisam ser recuperadas. Um exemplo do abandono é a Herculano Pereira, em Quixaba, que há vários anos se encontra fechada. O governo estadual, para não deixar os alunos sem aula fez parceria com o município, que cedeu a Escola Cícero Sulpino. 

Na região de Teixeira, no município de São José do Bonfim, a Escola Maria de Lourdes Meira possui apenas duas salas de aula. Para que o EJA – Educação de Jovens e Adultos possa funcionar foi locado um imóvel que foi adaptado para sala de aula. Será preciso, segundo Falcão, a construção de, no mínimo, de outras três salas. 

Já na cidade de Patos a Escola Professora Maria Nunes, localizada no bairro São Sebastião, tem uma situação mais delicada. “É uma escola que apresenta muita precariedade e acredito que ela deverá ser totalmente refeita”, diz Emmanuel Falcão. Na região de Patos são cerca de 22 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino. A partir de todo um diagnóstico da situação do ensino público o governo estadual começa a desencadear o projeto Caminhos da Gestão Participativa, inserido nos debates do Orçamento Democrático, que visa socializar diversos programas, ações da Secretaria Estadual, oferecendo maior autonomia, inclusive financeira às escolas.  

Avaliação do Ideb

Com o último levantamento do Ideb que diagnosticou graves problemas na educação básica, com um índice de 15,2% de reprovação no ensino estadual, sobre esse assunto o gerente de ensino fala que o Conselho Escolar, uma instância obrigatória nas escolas, apesar de poucos funcionarem, tem papel bastante importante na avaliação daqueles alunos que tiveram bom desempenho durante o ano letivo e no final podem ficar reprovados, por exemplo, por uma disciplina. Ele explica que o Conselho tem poderes de aprová-lo se for constatado que o mesmo absorveu bem os ensinamentos em sala de aula e merece passar de ano. 

O Conselho é formado por três professores, um de cada turno; 3 membros, sendo dois vice-diretores e o diretor; 1 representante dos pais; 1 representante dos alunos e 1 representante dos funcionários. 

Sobre a greve dos professores da rede estadual Falcão comentou que das 16 escolas existentes em Patos, apenas quatro haviam aderido ao movimento paredista, mas que ontem a José Gomes Alves voltou com 100% de suas atividades no dia de ontem (segunda-feira 16).

Nenhum comentário:

Arquivo do blog