Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Chuvas em Patos ultrapassam média histórica


Marcos Eugênio

As chuvas caídas este ano no município de Patos já ultrapassaram a média histórica, que gira em torno de 700mm. De janeiro até ontem, terça-feira 17, o acumulado pluviométrico é de 767 mm, segundo dados da Emater local. Ontem foram 20mm. As previsões são de mais chuvas no Sertão nos próximos dois meses, inclusive fugindo de seu período normal.  A boa nova, tão aguardada pela população, foi a sangria da barragem da Farinha, confirmada pelo secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos.

Ontem as chuvas levaram alegria a muitos municípios. O vale do Sabugi, uma das áreas que menos chove na Paraíba, foi agraciada com bons índices. Em Santa Luzia os pluviômetros marcaram 86,3mm; Várzea 35mm; São José do Sabugi 46,8. 

Em Santa Terezinha choveu 21,6mm; São José do Bonfim 15mm e Quixaba 42,4. Apesar do bom inverno deste ano, as chuvas caíram de maneira irregular e atrapalhou algumas culturas, a exemplo feijão, importante alimento de subsistência. Em Quixaba a safra desse produto foi bastante comprometida, com uma perda de aproximadamente 50%, devido o apodrecimento da semente pelo excesso de chuva perto de sua colheita. Já para quem plantou milho a tendência é ter duas safras, com o prolongamento do inverno.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog