Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!



04 de dezembro de 2009 -  Inácio A. Torres

A PROVA DA VAIDADE
Rollo May nasceu nos Estados Unidos em 21 de abril de 1909. Foi um psicólogo existencialista que deixou uma valiosa contribuição científica. Para muitos, sua obra associa-se intimamente a psicoloiga humanista. E disso não há dúvida, porém não se pode deixar de destacar que em seu pensamento está embutido um entendimento mais delicado e seguro sobre as dimensões trágicas da existência humana. Para melhor conhecer esse consagrado estudioso, leia esse trecho do livro “O homem a procura de si mesmo”.
“Grande parte de nossas culpas é um disfarce para nossa arrogância. Os que julgam combater o orgulho e a vadidade, condenando a si mesmos, deveriam lembrar-se do seguinte: quem se despreza, está dando uma prova de vaidade.
Na antiga Atenas, os políticos tinham  uma relação direta com seus eleitores; não procuravam parecer aquilo que não eram. Quando algum político procurava conquistar os votos da classe tralhadora, aparecendo vestido numa capa esfarrapada, Sócrates comentava em voz alta: ‘podemos ver a vaidade e o cinismo escapando por cada buraco dessa capa’.
Quando vivemos condenando a nós mesmos, terminamos por causar um colapso em nossa dignidade pessoal”. 
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog