Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Janduhy Carneiro capta 16ª córnea






A equipe da OPC – Organização à Procura de Córneas (Central Regional de Transplantes) do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro realizou na manhã desta segunda-feira mais uma captação de córnea, a 16ª do Regional, de maio deste ano para hoje.
A doadora foi uma senhora de 54 anos, do município de Imaculada-PB, que faleceu hoje vítima de acidente ocorrido ontem (29) quando saía da igreja após participar da missa. Ela foi socorrida para o Hospital Regional, mas não resistiu e veio a óbito.
A equipe da Central de Transplantes procurou familiares da vítima e explicou o trabalho que vem sendo desenvolvido para devolver a visão a pacientes que esperam por uma córnea. O filho da citada senhora assinou o termo de doação e a partir daí foi feita a captação e encaminhada para João Pessoa.
A equipe da Central de Transplantes do Janduhy Carneiro é composta de sete pessoas, sendo três psicólogos (as), dois (duas) assistentes sociais e dois enfermeiros (as). No Sertão apenas duas enucleadoras, Mariana Nóbrega e Jordânia Xavier, são autorizadas e capacitadas para realizar a retirada do órgão.
Segundo a enfermeira Mariana Nóbrega, integrante da equipe da CT, hoje na Paraíba existe uma fila de aproximadamente 50 pessoas à espera de uma córnea, que só pode ser retirada no máximo em até seis horas para servir para transplante. Enquanto na Paraíba a fila chega a 50 e a espera no máximo de dois meses, em Pernambuco a fila é de 2.500 pessoas, que esperam entre dois e três anos.
Com a criação do Banco de Olhos da Paraíba este ano houve maior presteza em atender a quem precisa de uma córnea. A Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba vem realizando  campanhas de convencimento da sociedade para o ato de doação de órgãos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog