Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

UTI do Hospital Regional de Patos recebe modernos ventiladores mecânicos



A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Patos Dep. Jaduhy Carneiro vem modernizando seus equipamentos, considerados de suma importância para salvar vidas. Um exemplo são os cinco respiradores ou ventiladores mecânicos, mais modernos do mercado, adquiridos pelo Governo do Estado, que estão sendo implantados. O aparelho é de largo uso nas UTIs por pacientes em estado crítico e que não conseguem respirar sem a sua ajuda, consequência de várias doenças como pneumonias, enfisema pulmonar, dificuldades respiratórias diversas, choque, parada cardiorrespiratória.

“Quando o paciente sofre de insuficiência respiratória, ou seja, não consegue realizar o processo de respiração, esse aparelho auxilia nessa função, fazendo o ciclo respiratório, a inspiração e expiração, levando o ar aos pulmões e estes aos tecidos. Ele dá informações precisas sobre a oxigenação, ventilação do paciente, volume de oxigênio levado aos pulmões, uma gama de subsídios importantes ao fisioterapeuta, que pode contabilizar e ver realmente a funcionabilidade respiratória do enfermo”, explica Érika Surama, enfermeira coordenadora da UTI do HRP.

A UTI já contava com seis ventiladores mecânicos, todos funcionando perfeitamente, um em cada leito, alguns serão relocados para a Área Vermelha, setor de estabilização do paciente grave, e outros para a reserva do HR.

Em relação ao profissional da fisioterapia ele é crucial no manuseio, funcionalidade do aparelho, onde, junto com o médico, vão traçar medidas para que o paciente tenha uma melhor forma de oxigenação e ventilação, e o mais importante, objetivo principal, fazer com que haja o desmame, ou seja, o doente volte a respirar sem ajuda do aparelho. “A função primordial do fisioterapeuta é fazer com que o paciente volte, o mais rápido possível, a respirar sem ajuda desse aparelho”, comenta Surama.

 Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog