Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Professora patoense fala de sua experiência acadêmica na Finlândia


Vilma Leitão representando Patos e a Paraíba na Finlândia



O choque térmico foi bem superior ao cultural. Saindo de Patos com temperatura beirando os 35° para estudar no norte da Europa, mais precisamente na Finlândia, país de 5,4 milhões de habitantes, enfrentando temperaturas abaixo próximo de 0°, isso ainda no outono, pois no inverno gira nos -30º. Vilma Raquel Medeiros Leitão, educadora de Inglês da EEEFM Dr. Dionísio da Costa (Premen), faz um relato dessa experiência de dois meses, iniciados no fim de setembro, de intensos estudos no país nórdico.

Ela, juntamente com outra professora de Patos, Aline Mayara do Nascimento Ramos, da EEEF Coriolano de Medeiros, foram selecionadas no Programa Giramundo Finlândia, intercâmbio que envolve a Fundação de Apoio à Pesquisa e a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, com a Finlândia. Serão dois meses de atividades na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK – Häme Uiversity of Applied Sciences), na cidade de Hämeenlinna, de aproximadamente de 68 mil habitantes.

Ao todo foram selecionados 20 professores da rede estadual de ensino da Paraíba, que concorreram a bolsas na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior – DEJ. O projeto apresentado por Vilma, tratou de violência e drogas nas escolas, bem como nas comunidades em que estão inseridas. “O objetivo de nossa proposta foi pesquisar junto aos alunos e seus familiares como a violência afeta e a aprendizagem desses educandos”, esclareceu.

Vilma não esconde sua satisfação de ter sido selecionada no Giramundo Finlândia, nesse programa de desenvolvimento profissional para educadores, administradores de educação e gestores, que vislumbram avanços na qualidade, na ampliação das competências profissionais, pessoais e pedagógicas do professor.  

Após o processo de adaptação climática, a educadora do Premen comenta que tem sido uma experiência enriquecedora e diz que a Finlândia é reconhecidamente referência mundial, através de um sistema educacional fantástico, tanto em se tratando das escolas como da prática pedagógica.

Ao pbnoticias disse acreditar que é perfeitamente possível adaptar e aplicar os conhecimentos que ela e outros professores estão tendo acesso, na educação brasileira. O tempo tem sido apertado com tantas informações, com aulas em universidade, visita à escolas e acompanhamento de práticas pedagógicas, conversas com os alunos.

O curso inserido no programa é VET, Teachers for the future, Professores para o Futuro,
com aulas regulares ocorrendo na University of Applied Sciences. “Aqui estamos estudando e aprendendo muito sobre as filosofias de vida da Finlândia, especialmente aplicadas à educação, onde as competências dos alunos são priorizadas e definem as práticas pedagógicas dos professores. Enfim uma realidade muito diferente da nossa”, explica sua rotina na Finlândia.  

Pelo Programa Giramundo cada professor recebe uma bolsa mensal de 1.300 Euros. Além da bolsa, o educador selecionado é beneficiado com um auxílio instalação no valor de uma mensalidade da bolsa, correspondente a 1.300 Euros; auxílio deslocamento também no valor de 1.300 Euros, e auxílio financeiro para o Seguro Saúde no valor de 300 Euros.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog