Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Servidores da Atenção Básica recebem formação sobre atendimento a pacientes com câncer de mama e DSTs



Servidores das Unidades Básicas de Saúde da Família – UBS participaram na tarde desta terça-feira (18) de encontro para formação sobre os protocolos do Ministério da Saúde para o atendimento a pacientes com câncer de mama e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs.

As palestras foram proferidas pelo médico residente na área de atenção básica das Faculdades Integradas de Patos –FIP, Alexandre Ferreira, e pelo enfermeiro do Samu Errimar Segundo, ambos atuam na Unidade Básica de Saúde da Família – UBS Ernani Satyro.

De acordo com o médico Alexandre Ferreira, esse trabalho de formação dos profissionais é importante para que se possa saber identificar os casos e fazer o diagnóstico precoce. Na opinião dele, é preciso ter conhecimento para saber quando referenciar os casos para a atenção secundária, ou seja, o atendimento especializado.

Outro objetivo, conforme o profissional, seria combater a superlotação nas unidades de atenção secundária, identificando aqueles casos que poderiam ser acompanhados na atenção básica.

“O principal enfoque dessa capacitação é saber diagnosticar precocemente para poder ter um impacto na diminuição da morbidade e mortalidade por essas doenças e saber referenciar com sabedoria”, esclareceu.

O enfermeiro Errimar Segundo destacou a extensão da capacitação que teve o objetivo de atingir servidores desde a recepção até aos profissionais, passando por atendentes, técnicos e agentes de saúde, para fechar as equipes numa informação única e padronizada para melhorar a assistência. Ele destacou, ainda, a participação mais ativa do poder público com o objetivo de dar assistência mais efetiva à população patoense.

Já a coordenadora da Saúde da Mulher de Patos, Sandra de Lourdes, disse que este ano o marco da campanha Outubro Rosa é a formação de todos os profissionais da rede de atenção básica.

Nesta terça-feira (18), participaram da capacitação os servidores do Distrito Geográfico Administrativo – DGAs II e IV, que abrange as UBS de bairros como Maternidade,  Jatobá e Bivar Olinto.

Na tarde desta quarta-feira (19) participam da capacitação os servidores dos DGAs I e III, que abrangem as UBS do Noé Trajano, Jardim Lacerda, Santa Gertrudes, Salgadinho, São Sebastião, Centro, entre outros.


Luciana Rodrigues

Nenhum comentário:

Arquivo do blog