Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Hospital Regional atende 144 pessoas de Patos vítimas de acidentes de trânsito no mês de julho




Dos 348 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito realizados pelo Hospital Regional de Patos no mês passado (julho), 322 foram relacionados a acidentes com moto e 26 por automóveis. Desse total 144 foram de Patos. Os números continuam impressionando pelo quantitativo elevado e preocupante. Diariamente cerca de 18 pessoas dão entrada na sala instalada na Gerência Regional de Saúde, vizinho ao Regional, no seguro DPVAT - Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, na busca pelo reembolso (indenização) por acidente, morte ou invalidez.

Na escala dos municípios com maiores índices de acidentes, depois de Patos, estão: Teixeira (16), Coremas (15), Condado e Malta, ambos com 13. Mês passado 6.161 receberam atendimento no HRP. Na urgência foram 2.012 e consultas 2.157. Na urgência 19 pessoas foram atendidas vítimas de arma de fogo e 12 por faca. Outro número que chama atenção é o de queda de mesmo nível, geralmente ocorre dentro de casa envolvendo em sua grande maioria idosos. Já acidentes com animal raivoso foram 20. Outras três pessoas foram socorridas tendo como causa tentativa de suicídio.

O HRP realizou 661 internações mês passado, 490 oriundos da urgência. Dos 322 acidentados por moto 49 precisaram de internação. Em julho pacientes de 88 municípios precisaram dos serviços do Regional. Dos 6.161 procedimentos, 3.645 foram de Patos. Por ser referência em média e alta complexidade, o Janduhy Carneiro também recebe com certa frequência pacientes de outros estados, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

No tocante aos procedimentos cirúrgicos em julho, aconteceram 225. Mais de 50% (134) foram cirurgias ortopédicas, tendo como responsáveis diretos os acidentes envolvendo motociclistas. As cirurgias gerais somaram 47, bucomaxilo (22), vascular (20) e duas de urologia.


Marcos Eugênio (assessoria)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog