Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 9 de agosto de 2015

Equilíbrio emocional é apontado como importante ferramenta para diálogo com os jovens

Antônia de Lucena
 
Entrega dos certificados e do DVD "Emoções na Família"
 
 
Luciana, Leda e Mirilane, educadoras socioemocionais
 

Vernior Alves

“O equilíbrio emocional da pessoa é algo muito positivo e importante para que os pais possam compreender melhor seus filhos e dialogar com eles”. Essa é opinião de Antônia de Lucena, avó de uma aluna matriculada na EEEF Coriolano de Medeiros, na cidade de Patos-PB, ao final do 8º encontro “Emoções na Família”, iniciativa do Governo do Estado, que está sendo oferecida a 186 mil famílias da Paraíba, em todas as regiões, pela Secretaria de Estado da Educação.
Ela considera bastante difícil a relação entre pais e filhos na atualidade, especialmente quando se trata de adolescentes. “Os tempos mudaram. Hoje não há tanto respeito como antigamente, os jovens têm muita liberdade e os pais precisam ser mais presentes”, lamenta a senhora Antônia, mas apontando a metodologia Liga Pela Paz como algo inovador que está conseguindo mudar essa relação entre pai e filho. “Esse programa facilita isso. Estamos aprendendo a lidar com nossas emoções e com as do próximo, melhorando a convivência”, acrescentou.
A escola Coriolano de Medeiros, na cidade de Patos, formou, sexta-feira 07, uma turma de 31 pais, parte dela da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A gestora da escola, Aureni Alves, comemorou o número, mas lamenta a ausência de muitos pais que precisam aprender sobre temas importantes como o diálogo, o perdão, a autoestima, o afeto, o respeito. “É algo de suma importância para que os pais acompanhem nosso trabalho, sejam mais participativos na educação de seus filhos e para que possamos construir juntos uma cultura de não violência na escola”, enfatizou.
Os encontros na Coriolano de Medeiros tiveram como educadoras socioemocionais Luciana Santos de Medeiros, Leda Valdivino e Mirilane Carvalho Oliveira. Elas trabalharam com entusiasmo o conteúdo do curso oferecido aos pais. Vernior Alves da Silva, pai de um aluno do 6º ano do Fundamental, elogiou os encontros para as famílias e comentou que tudo que aprendia em sala de aula levava para ser vivenciado em casa com sua esposa e filhos. “É muito importante a gente aprender cada vez mais, melhorar nosso comportamento. Hoje sou mais seguro, confiante e tolerante, sabendo escutar mais o próximo”, disse com firmeza.
 
Os encontros também causaram mais afinidade, conhecimento e aproximação entre os pais, como revela Pedro Lima, dizendo que todos se tornaram bons amigos. Widemberg Gomes destaca o maior cuidado que passou a ter no acompanhamento da educação de sua filha, se interessando muito mais pelo que acontece na escola.
 
Jacilene do Nascimento espera que novos encontros possam acontecer. “Quando chegava a terça-feira (dia do encontro) já ficava bastante ansiosa para ir à escola e aprender mais sobre mim, sobre como conviver melhor com os outros, para ouvir os belos ensinamentos do prof. João Roberto de Araújo. A gente lamenta muitos pais não terem vindo, pois deixaram de aprender muito sobre como lidar com suas emoções e de seus filhos, a viver melhor em comunidade”, comentou.
Na despedida da turma houve entrega do DVD “Emoções na Família” e dos certificados de conclusão. As educadoras socioemocionais parabenizaram a assiduidade dos pais aos encontros, deixando, muitas vezes, outros compromissos para aprimorarem os conhecimentos sobre suas emoções.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog