Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Saúde Mental


Política Nacional de Redução de Danos é tema de minicurso em Patos



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 22, no auditório do SAMU, o minicurso “Redução de Danos” para profissionais da rede socioassistencial do município.

O evento teve como objetivo a capacitação teórica dos seguimentos profissionais para atuação em situações de vulnerabilidade com população usuária de crack, álcool e outras drogas, e levantou questionamentos relacionados à como cada profissional pode tornar-se um agente promotor da redução de danos em seu campo de atuação.

Para a redutora de danos pela III Escola de Redução de Danos do SUS de João Pessoa, Adriana Nunes, é preciso que os profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social estejam cada vez mais preparados a acolher, orientar e oferecer meios para que o usuário adote comportamentos mais seguros com relação ao consumo de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência.

“Para isso é preciso sensibilizar o profissional e fazê-lo enxergar que suas próprias práticas profissionais, como prevenção, educação, escuta qualificada, acolhimento e ressocialização são práticas de redução de danos. Contudo, é preciso também que os profissionais estejam prontos para desenvolver novas estratégias de redução, sempre respeitando o espaço e a escolha do indivíduo,” disse.

O coordenador de Saúde Mental do município, Diego Andrade, destacou a importância de trabalhar a temática da redução de danos que é preconizada pelo Ministério da Saúde, desde 2005. “Na perspectiva da redução de danos o alvo é o sujeito, e não a droga, e ele é compreendido dentro de sua particularidade, entendendo seu contexto, seu ambiente comunitário e suas limitações de ordem biopsicossocial,” explicou.

A arte educadora do CASP AD, Iana Vilar, falou sobre a satisfação de trabalhar diariamente a política de redução de danos. “Esse curso vem só a contribuir ainda mais para o trabalho que nós da equipe do CAPS AD desenvolvemos no nosso dia a dia. Fico muito feliz em ver vários outros profissionais engajados na causa,” revelou.

Participaram do encontro serviços como Centro POP, CRAS, CREAS, CTA/SAE, CAPS AD, Setor psicossocial da Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e NASF.

Ministério da Saúde

De acordo com a Portaria de N° 1.028, de 1º de julho de 2005, do Ministério da Saúde, a política de redução de danos contempla em seu artigo 9° §1°, que:

Em todas as ações de redução de danos, devem ser preservadas a identidade e a liberdade da decisão do usuário ou dependente ou pessoas tomadas como tais, sobre qualquer procedimento relacionado à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento.

Kamylla Lopes

Nenhum comentário:

Arquivo do blog