Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 23 de julho de 2015

MP e COSEMS serão convidados a debater uso do ponto eletrônico nas unidades de saúde



Um assunto que vem gerando bastante polêmica nos municípios da 6ª Gerência Regional de Saúde, o uso obrigatório do ponto eletrônico para controle de entrada e saída dos profissionais de saúde da atenção básica, foi tema central da reunião da CIRS – Comissão Intergestores Regional do Sertão nesta quarta-feira em Patos. Ao final da reunião os secretários presentes decidiram convidar o Ministério Público Federal e COSEMs – Conselho dos Secretários Municipais de Saúde para que possam, juntos com os municípios, traçar uma pauta em torno da implantação do ponto eletrônico.

Existe grande temor dos municípios que os médicos venham a abandonar seus postos de saúde, devido a insatisfação dessa provável mudança de horário de trabalho, que os obrigariam a dar expediente conforme previsto no contrato por ele assinados, coisa que não acontece na maioria das unidades de saúde, algo que sempre gerou queixas da população.

O presidente da CIRs e secretário de saúde de Matureia, João Paulo, diz que desde 2012 seu município mantém o ponto eletrônico e o principal problema enfrentado tem sido com o não cumprimento do horário pelo profissional médico. Ele explica que o uso obrigatório do ponto eletrônico vai contribuir para maior presença das equipes em seus locais de trabalho e assim melhorar o atendimento à população.
                                                             
O gerente regional de saúde e membro da CIRs, José Leudo de Farias, falou da norma técnica do Ministério Público Federal, de Patos, que determina que todos os 24 municípios dessa regional instituam o ponto eletrônico para colher a frequência dos profissionais do PSF, isso elaborada em cima de muitas reclamações dos habitantes que não encontravam, especialmente os médicos, nos locais de trabalho para atendê-los. “É um problema que os municípios estão vivendo e sugerimos nessa reunião que fossem convidados representantes do MPF e do COSEMs para que seja discutida com os gestores e definir melhor esse papel do ponto eletrônico para que não aconteça um caos total nas unidades de saúde”, destacou Leudo.

Outro tema abordado na reunião da CIRs foi a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, que contou com a presença de técnicos da SES que trocaram informações sobre o funcionamento das unidades de saúde instaladas nos presídios. Houve também debates em torno da Conferência Estadual de Saúde, agendada para setembro próximo; encontro nacional dos secretários de saúde, na primeira quinzena de agosto, dentre outros.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog