Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Participantes avaliam positivamente audiências que discutiram metas para elaboração do Plano Municipal de Educação de Patos




Foi realizada na noite da sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Patos, a segunda Audiência Pública para debater as metas inerentes à elaboração do Plano Municipal de Educação. Assim como a primeira, que aconteceu no último dia 10, esta também foi bastante participativa e avaliada positivamente pelos participantes.

Participaram desta segunda audiência a presidente da Câmara Municipal, vereadora Nadir Rodrigues Guedes, juntamente com os vereadores Toinho Nascimento, Lucinha Peixoto, Cláudia Leitão e Maurício Alves; a secretária de Educação de Patos, Adalmira Marques, educadores, coordenadores, diretores de escolas, representantes da APAE, IFPB, UFCG, UEPB e diversos outros segmentos da Educação e da sociedade civil organizada.

A secretária Adalmira Marques, disse que esta segunda discussão foi ainda melhor que a primeira e que, o próximo passo agora é a realização de debates nas escolas e a Conferência Municipal de Educação.

“Foi muito boa esta audiência. Foi melhor até que a primeira em termos de participação e da discussão levantada, o que demonstra que a equipe está se dedicando bastante e que a comunidade está participando, o que só contribui para enriquecer o debate. Agora, concluída esta etapa, nosso próximo passo será nos reunir com todos os professores nas escolas, onde iremos acolher as opiniões deles e, em seguida, no dia 24, nos reuniremos para fazer uma assembleia geral, lá no Water Play, onde nos reuniremos com todos os órgãos e, tenho certeza que daremos uma grande contribuição para o Plano Nacional a partir do que formularmos em nosso Plano Municipal de Educação”, prospectou a secretária.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Márcio Medeiros, falou sobre alguns pontos que foram abordados nesta noite, sobre a importância da participação de todas as instituições de ensino e sobre o tema central do debate do próximo dia 24.

“Na audiência desta noite nós trabalhamos com as dez últimas metas do Plano, onde abordamos temas como a valorização do magistério e a necessidade de que se possa ampliar o número de educadores com cursos de pós-graduação nessa próxima década, o que mostra a sociedade que o professor precisa ser cada vez mais valorizado. Hoje, também tivemos uma participação mais efetiva dos educadores e da sociedade, pois conseguimos reunir mais de 100 pessoas aqui, tornando ainda mais positiva a discussão com a sociedade civil organizada e os membros das instituições. E já no dia 24, teremos outro grande momento, quando faremos uma grande discussão em torno do tema ‘Planejando a Próxima Década’”, destacou Márcio.

Para o vereador Toinho Nascimento o momento é de agradecer, parabenizar e conclamar a todos a participarem do processo, para que seja formulado um grande Plano Municipal de Educação e, para que o prazo possa ser cumprindo.

“Quero parabenizar e agradecer a todos os representantes da sociedade que participaram desta discussão, a imprensa pela divulgação, aos vereadores e demais autoridades que aqui se fizeram presentes e colaboram com o debate. Vamos agora realizar os últimos debates e preparar o documento que precisa dar entrada nesta Casa no máximo até o início do mês de junho, para que até o final do mês possamos discuti-lo e votá-lo, cumprindo assim o prazo dado pelo Ministério da Educação”, salientou o parlamentar.

Já para a presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadir Rodrigues Guedes, o momento também foi muito positivo para a Câmara Municipal. “Avaliamos este momento de forma muito positiva, tendo em vista que nós sabemos da importância que tem o fato de esta Casa Legislativa está debatendo sobre o Plano Municipal de Educação, bem como o fato de termos a representação da Câmara, na pessoa do vereador Toinho Nascimento em todo o processo que resultará na elaboração do Plano”, ressaltou a presidente.

Câmara Mirim

Aproveitando a oportunidade em que tantos educadores e representantes de escolas públicas e privadas participavam da audiência, a presidente Nadir Rodrigues falou sobre um Projeto de Resolução de sua autoria que cria a Câmara Mirim e será reapresentado à Mesa Diretora da Casa dentre em breve.

“Nós já estamos com o projeto para implantação do Parlamento Mirim pronto, já estamos nos reunindo com uma equipe de divulgação e, no dia 18 de Maio, Dia de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, nós vamos apresentá-lo a todos os professores do município, pois eles serão fundamentais para execução deste projeto, uma vez que os 13 parlamentares mirins serão escolhidos dentre os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de todas as escolas da rede municipal e privada da cidade de Patos”, explicou.

A presidente disse que a apresentação do Projeto Câmara Mirim será apenas o primeiro passo, e que, durante a Sessão Especial em que ela o apresentará aos educadores, será realizada uma explanação completa sobre como se dará a seleção e todas as demais etapas do projeto.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog