Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Escolas e Família juntas enfrentando os desafios da Educação: Paraíba inova no enfrentamento à violência.




As escolas da rede estadual de ensino da Paraíba dão mais um importante passo para a consolidação da cultura da paz na educação, ao abrir suas portas para 180 mil famílias para dialogar sobre temas que vão fortalecer sua relação com os filhos e com toda a comunidade escolar.


Ao todo, estão envolvidas 622 escolas de 187 municípios paraibanos das 14 gerências regionais de educação, beneficiando, aproximadamente, 180 mil famílias de alunos do Ensino Fundamental e EJA da rede estadual. Em todo o Estado as escolas estão realizando encontros de Educação Emocional e Social para Família e Comunidade visando à tão almejada paz.

Os eventos planejados pelas escolas de todo estado comprovam o interesse: a comunidade está consciente de que precisa estar mais próxima, dialogando sobre os desafios e agindo de forma cooperativa: a escola ajudando a família e a família ajudando a escola.


As famílias estão se surpreendendo ao perceber que a pauta dos encontros não é relacionada a assuntos de rotina da escola. Temas que remetem à reflexão sobre o diálogo, autoestima e perdão estão sendo trabalhados com os pais de alunos, que já estão sentindo o impacto positivo ao descobrir que desses encontros pode surgir a harmonia no lar e em comunidade.

Segundo o Secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, a aproximação da família com as escolas é muito importante, “pois a escola sistematiza e complementa o processo educacional iniciado na família, que é a grande educadora”, comentou Trindade.

Cida Uchoa, gerente executiva do Ensino Médio, compartilhou a aprovação dos professores sobre o fortalecimento dos laços entre escola, família e comunidade.  “É uma oportunidade inédita de fortalecer vínculos entre a comunidade escolar e gerar uma rede de apoio comunitário, que visa, também, atender à demanda do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência nas Escolas, que é uma ação do Programa de Governo Paraíba Faz Educação. Já recebi muitas fotos, e-mails, comunicados sobre a intensa participação dos pais e da comunidade. Estou segura de que estamos construindo um novo modelo na Educação Paraibana”, comentou.


São muitos os relatos de pais que já estão experimentando essa transformação no relacionamento familiar: “Quando fui ao banheiro tomar banho, o meu filho pequeno gritou: Mamãe, posso falar com você? Se fosse há um tempo, eu gritaria com ele e mandaria me deixar em paz! Mas, ao contrário, lembrei do nosso encontro aqui na escola, e agi de uma forma que me surpreendi! Nesse momento, quando ele gritou, eu perguntei: O que foi meu filho? E ele me respondeu: Mãe, deixa eu entrar? E ele veio ao meu encontro e me abraçou. Eu retribui com carinho. Foi algo simples, mas uma vitória na minha vida!”, comentou uma mãe de aluno durante encontro realizado na semana passada na EEEF Profª Luiza de Oliveira Melo, do município de Sossego-PB, que uniu cerca de 300 pais de alunos e educadores.

Em João Pessoa, a EEEF Desembargador Braz Baracuhy realizou seu primeiro encontro com as famílias no dia 10 deste mês (abril). Há três anos trabalhando a educação emocional e social das crianças, a educadora Lucimeire Garcia explica que o encontro com as famílias foi um momento especial para elas, pela oportunidade de refletirem sobre seu comportamento, como estão agindo, suas atitudes. “Uma das mães deu depoimento questionando a si própria, refletindo sobre as brigas com seu esposo e reconhecendo que não vinha agindo corretamente. Outro pai de aluno disse que não queria faltar a nenhum dos encontros, pois percebia que tinha que mudar bastante sua forma se relacionar com os outros”, informou Lucimeire.

A cidade de Princesa Isabel viveu momento ímpar de interação entre família e escola também na semana passada, durante o encontro de Educação Emocional e Social para Família e Comunidade que reuniu todos os pais de alunos, cerca de 300, que foram convidados pela EEEF Professora Iracema Marques de Lima e do EJA, contando com articulação de 30 educadores. O reflexo positivo da metodologia Liga Pela Paz desenvolvida com os educandos foi referência durante o encontro, quando alguns pais falaram dos avanços na aprendizagem e da melhoria do comportamento de seus filhos em sala de aula e em casa. “Houve mãe que pensava se tratar apenas de uma reunião corriqueira de escola e ao final do encontro agradeceu pela chance de estar ali, e que as informações adquiridas ajudarão bastante em seu relacionamento, não apenas com a filha, mas também com o esposo”, explicou Ruth de Oliveira, secretária da escola.


Da EEEF Francisco Campos, escola com 300 alunos na capital paraibana, vem o exemplo compartilhado pela diretora Maria José Figueiredo. Ela cita que as mudanças já começam a surgir, com vários depoimentos de crianças que comentaram sobre a melhoria no relacionamento com os pais em casa.  “Já nesse primeiro encontro que realizamos percebemos, através de vários relatos de alunos, que há maior abertura para o diálogo em casa. Os pais, que antes não conseguiam, não tinham habilidade para conversar com seus filhos, estão abrindo esse canal que pode trazer muitos avanços para a educação das crianças”, comenta Maria José.

Ela analisa, positivamente, essa oportunidade de trazer a família para dentro da escola, elemento para o desenvolvimento das habilidades emocionais e da aprendizagem dos alunos. Os pais que atenderam ao convite também participaram de um lanche comunitário. “Foi um sucesso o encontro e aqueles que não vieram estão procurando saber quando será o próximo, que já está agendado para a próxima sexta-feira, dia 24, quando começaremos a trabalhar o conteúdo do DVD Emoções na Família, dentre outros conteúdos relacionados ao tema”, informou a educadora Maria José.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog