Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 16 de março de 2015

Prefeitura de Patos lança campanha contra HPV e pretende vacinar 2,7 mil meninas


A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, lança na próxima segunda-feira, 16, a campanha contra o câncer de colo de útero. De acordo com a coordenadora de imunização da SMS, Socorro Guedes, a meta é imunizar aproximadamente 2,7 mil crianças entre 9 e 11 anos das redes municipal, estadual e privada de ensino.

A vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV. Para receber as doses é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação nos postos de saúde e nas escolas públicas e privadas cadastradas.
A imunização contra o HPV é composta por três doses. Para as meninas de  9 a 11 anos, a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose, cinco anos após a primeira. As meninas de 11 a 13 anos que tomaram apenas a primeira dose no ano passado devem procurar os postos de saúde para dar sequência ao ciclo de vacinação.
Já para as meninas e mulheres de 9 a 26 anos que convivem com o HIV e a Aids,  público com maior probabilidade de desenvolver o câncer de colo de útero, a segunda dose da vacina deve ser tomada dois meses após a primeira, e a terceira dose, seis meses após a primeira.
Nestes casos, torna-se necessária a apresentação de prescrição médica.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.

Ascom PMP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog