Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 18 de março de 2015

Educadores socioemocionais começam a ser formados na Paraíba; Hoje seminário acontece em Patos






Kalyane Alves

Desde anteontem, segunda-feira, 16 de março, que a Paraíba vem sendo referência na formação de educadores socioemocionais, uma qualificação oferecida a mais de dois mil professores, gestores escolares e coordenadores do PSI – Primeiros Saberes da Infância das 14 gerências regionais de educação.

A iniciativa é oferecida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF), em parceria com a organização Inteligência Relacional. Tratam-se de Seminários de Formação em Educação Emocional e Social para Família e Comunidade. Eles acontecem até o próximo dia 24 deste mês. O primeiro ocorreu na última segunda (16) na 14ª GRE, polo de Mamanguape.

Após essa etapa de formações, os educadores socioemocionais vão convidar as famílias dos alunos para participar de oito encontros, nos quais serão estimuladas a trabalhar suas emoções visando a construção da paz na escola, família e na comunidade.

Estão envolvidas nessa ação 622 escolas estaduais do fundamental I e II, dentre elas a EEEF Padre Diniz, da cidade de Itaporanga, que realizou seu encontro com educadores de sua regional (7ª GRE) nesta terça-feira, 17 de março.

A gestora escolar da Padre Diniz, Jacineide Estrela, destacou a importância dessa formação, com a reflexão de temas como o diálogo, a bondade, o perdão, a afetividade, para a geração de resultados na educação das crianças e jovens. Comemorou os efeitos da metodologia Liga Pela Paz nas escolas, destacando a elevação da autoestima e confiança dos educadores em sala de aula, maior interatividade dos alunos nas atividades e o despertar para valores como o respeito, amor e tranquilidade.

“Antes dizíamos que determinadas crianças não tinham jeito, devido sua agressividade destrutiva e inquietude. Hoje a gente tenta compreender os vários lados do problema, procurando saber o porquê de determinados comportamentos, o que acontece no dia a dia das crianças em casa; enfim, temos um olhar mais compreensivo para os casos de vulnerabilidade”, explica Estrela.

Evânia Paulo Nogaia, coordenadora dos Primeiros Saberes da Infância (PSI) da EEEF Cônego Manoel Otaviano, da cidade de Olho D`Água, fala com entusiasmo sobre a oportunidade de trabalhar diretamente com as famílias em sala de aula. Comenta que será um grande desafio conseguir esse feito, já que muitos pais são arredios, evitam aproximação com a escola, não participam da educação de seus filhos. “A partir da experiência com a Liga Pela Paz, em que trabalhamos a educação emocional das crianças, e diante de tantos avanços que conseguimos atingir, acredito que será fascinante ter essa interatividade com as famílias, contribuir para que compreendam melhor seus sentimentos e encarem seus filhos com mais carinho, mais afeto”, disse Evânia

Kalyane Alves Bezerra, que coordena o PSI da EEEF do Bairro São José, em Conceição, elogiou a formação socioemocional. Comentou ser uma motivação a mais para o dia a dia da escola receber os pais de alunos, provocá-los a entender mais suas emoções, melhorar seu relacionamento com os filhos, contribuindo assim para maior harmonia de toda a comunidade escolar. “A família a nosso favor, a gente em favor da família; isso favorece a educação da criança. A infância é a base para se chegar à verdadeira cidadania. A Liga Pela Paz tem papel preponderante na busca pela tão sonhada harmonia na comunidade escolar, ao favorecer esse aprendizado emocional envolvendo a família e escola”, comentou.

A formação que ora acontece na Paraíba com educadores, gestores e coordenadores dos Primeiros Saberes da Infância usa vivências e dinâmicas, baseadas nos capítulos do DVD Emoções da Família – Construção da Paz, produzido pela Inteligência Relacional. “A expectativa é que seja desenvolvido nas famílias um processo de educação emocional que venha garantir a aplicabilidade no dia a dia, através das experiências, dos diálogos, dos encontros que vão ser oferecidos.  Temas essenciais nessa formação são a autoestima, o diálogo e o perdão", reforçou a consultora pedagógica Maíse Cordeiro.

Liga Pela Paz – Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância, deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.


SEMINÁRIOS DE FORMAÇÂO PARA EDUCADORES SOCIOEMOCIONAIS
Educação Emocional e Social para Família e Comunidade
Construindo a paz nas escolas e famílias.

Horário previsto em todos encontros: sempre das 8h às 17h.

1ª GRE - Polo João Pessoa
Data: 23/03/15 (Escolas do Interior) e 24/03/15 (Escolas de João Pessoa) 
Local: E.E.E.F. Dr. José Medeiros de Vieira 
Endereço: Rua Anúbio Lins Falcão, s/n, Jaguaribe.

2ª GRE - Polo Guarabira
Data: 18/03/15-Local: E.E.E.F. Monsenhor Emiliano Cristo
Endereço: Rua João Lordão, nº 125, Nordeste II.

3ª GRE - Polo Campina Grande
Data:  23/03/15 (Escolas do Interior) e 24/03/15 (Escolas de Campina Grande) 
Local: E.E.E.F. Antônio Vicente
Endereço: Rua Silva Jardim, nº 1196, José Pinheiro. 


4ª GRE - Polo Cuité
Data: 20/03/15
Local: E.E.E.F. Mª das Neves Lira Carvalho
Endereço: Rua Vereador Francisco Patrício de Araújo, nº 359, Jaime Pereira da Costa.

5ª GRE - Polo Monteiro 
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F.Miguel Santa Cruz
Endereço: Rua: Getúlio Vargas, nº 61, Centro.

6ª GRE - Polo Patos 
Data: 18/03/15
Local: Sede da Gerência Regional de Educação
Rua: Paulo Leite, s/n, Liberdade.


8ª GRE - Polo Catolé do Rocha 
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F. João Suassuna
Endereço: Praça Prefeito Sérgio Maia, s/n, Centro.

9ª GRE - Polo Cajazeiras 
Data: 17/03/15
Local: E.E.E.F. Dom Moisés Coelho
Endereço: Rua Padre José Tomaz, nº 387, Centro.

10ª GRE - Polo Sousa
Data: 18/03/15
Local: E.E.E.F. de Demonstração
Endereço: Rua José de Paiva Gadelha, nº 125, Gato Preto.

11ª GRE - Polo Princesa Isabel 
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F. Nossa Srª Bom Conselho
Endereço: Rua Solon de Lucena, nº 50, Centro.

12ª GRE - Polo Itabaiana 
Data: 17/03/15
Local: E.E.E.F. Dr. Antônio Batista Santiago
Endereço: Rua Alto Profº Maciel s/n, Bairro Alto Profº Maciel

13ª GRE - Polo Pombal
Data: 19/03/15
Local: E.E.E.F.M. Arruda da Câmara
Endereço: Margem da BR 230, Jardim Rogério.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog