Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Governo do Estado realiza seminários sobre Educação Emocional e Social


A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEEIEF) realiza, desta terça-feira (3) a sexta-feira (6), seminários de sensibilização com a gestão escolar: Educação Emocional e Social para Família e Comunidade Construindo a Paz nas Escolas e Famílias. A abertura ocorrerá em João Pessoa, às 8h desta terça-feira, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O evento, fruto de parceria da SEE com a Organização Inteligência Relacional Liga pela Paz, contará com a participação de 320 gestores escolares e gerentes regionais de Educação de João Pessoa, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape, de representantes do Ministério Público, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Seds), das igrejas católica e evangélica, dos conselhos tutelares, do Conselho Estadual de Educação e de técnicos das referidas GREs. Os seminários acontecerão também em mais três polos: Campina Grande (no dia 4), Patos (dia 5), e Sousa (dia 6), com a participação total de 665 educadores e técnicos das 14 GREs.
Toda rede escolar terá acesso ao DVD “Emoções na Família - Construção da Paz”, outra realização da Inteligência Relacional, que trata de temas como a importância da família, a origem da violência, o valor das emoções, autoestima, entre várias questões que podem refletir no desenvolvimento das crianças. O DVD será utilizado como um guia de reflexões, que ajudará a comunidade a promover da harmonia no ambiente familiar.
 “Percebemos que estávamos no caminho certo, com o desempenho alcançado nessa parceria com a Inteligência Relacional. Fizemos uma avaliação e vimos a necessidade de engajar a família nesse processo para que ela percebesse a importância da comunidade no trabalho de redução de violência e melhoria da convivência”, disse Aparecida Uchôa, gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação.
Resultados positivos – A parceria do Governo do Estado com a Organização Inteligência Relacional se intensificou pelos resultados alcançados em 2014. Os números são claros e atestam a redução de 33,5% de comportamentos problemáticos e aumento de 29,4% nos comportamentos socialmente habilidosos. Isso demonstra que houve uma redução significativa dos comportamentos inadequados que prejudicam a convivência, tais como violência, agressividade destrutiva, ansiedade e tristeza excessivas.
Além disso, os alunos paraibanos estão aptos a lidar melhor com suas emoções, apresentam maior interesse acadêmico, redução na distração e no retraimento social, podendo conviver mais pacificamente consigo mesmo e com os outros. No final do ano letivo de 2014, os gestores escolares relataram que os pais notaram seus filhos mais calmos, tolerantes, respeitosos e com maior interesse em aprender.
Liga pela Paz – Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância, deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.

Calendário de realização dos seminários:

Polo João Pessoa
Data: 03/03/15
Horário: 8h - 12h
Local: Auditório Prof. Milton Paiva - Reitoria da UFPB
Endereço: Cidade Universitária, Reitoria – Térreo – Campus I/João Pessoa

Polo Campina Grande
Data: 04/03/15
Horário: 8h- 12h
Local: Auditório da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata)
Endereço: Rua Duque de Caxias, nº 235/ Campina Grande

Polo Patos
Data: 05/03/15
Horário: 8h - 12h
Local: Auditório localizado na sede da 6ª Gerência Regional de Educação
Endereço: Rua Paulo Leite – sn/ Patos

Polo Sousa
Data: 06/03/15
Horário: 8h - 12h
Local: Auditório do Centro de Treinamento de Professores
Endereço: Rua Deputado José de Paiva Gadelha, nº 123/ Sousa


Secom 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog