Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Estado realiza sensibilização sobre coqueluche em Patos






A Secretaria Estadual de Saúde realizou durante esta quinta-feira 26 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, qualificação sobre o agravo da doença coqueluche, com intenção de sensibilizar os técnicos em saúde, as vigilâncias epidemiológicas, núcleos hospitalares e atenção básica dos municípios da 6ª (Patos), 8ª (Catolé do Rocha) e 11ª (Princesa Isabel) regionais de saúde. A coqueluche, doença altamente contagiosa, que pode levar a óbito, é prevenida através da vacina.

Ana Estela, chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis da SES, explicou que essa qualificação é importante para que haja fortalecimento das ações de vigilância do Estado, para a imunização das crianças, da notificação, no enfrentamento a casos suspeitos e assim quebrar a cadeia de transmissão da doença, evitando que as crianças adoeçam e venham até a óbito.

Este ano houve 33 notificações de casos suspeitos da doença na Paraíba, sendo que dois foram positivos, confirmados em exame laboratorial. Já no ano passado foram 114 notificações e 34 deram positivos.

Um dos objetivos dessa capacitação que ocorreu nesta quinta-feira em Patos é de facilitar, permitir que os técnicos de saúde, sensibilizados ao agravo da coqueluche, possam notificar mais facilmente, realizar a coleta para que o Estado tenha uma visão real da doença na Paraíba. “Quando há notificação as ações têm que ser desenvolvidas rapidamente para que o número de pessoas com coqueluche seja o mínimo possível”, comentou Ana Estela.

A vacinação das crianças é a melhor prevenção contra a doença. São três doses oferecidas na nas unidades básicas de saúde. A medicação oferece imunidade à doença e os pais devem ficar atentos ao calendário de vacinas de seus filhos.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog