Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Quixaba e Condado apresentam menores índices de infestação de dengue da regional Patos





Dos 24 municípios que fazem parte da jurisdição da 6ª Gerência Regional de Saúde, Quixaba, com 0.5 e Condado com 0.4, sãos que apresentam os menores índices de infestação predial (IIP) do mosquito Aedes egypti, transmissor da dengue, este ano, segundo o trabalho de amostragem realizado pelos técnicos de Vigilância Ambiental e por agentes de endemias.

Os municípios que desde o ano passado vêm preocupando a gerência regional e que continuam com índices bastante elevados são: Desterro, com 17,5% de infestação predial, Malta com 11,4% e Teixeira com 6,9%. Acima de 4% o alerta vermelho já é acionado, com alto risco de epidemia da doença.

Segundo o gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo Farias, desde 2014 que vem ocorrendo monitoramento dos números de infestação nos 24 municípios. Em todos eles foi feito um trabalho de sensibilização com os moradores, entidades vivis, públicas, igrejas com a presença de técnicos e apoiadores da Regional Patos.

“Esse trabalho de corpo a corpo, uma verdadeira guerra contra o mosquito, levando a conscientização, apresentando estatísticas da dengue aos gestores para que olhem com mais atenção para a problemática e desenvolva ações preventivas, terá continuidade em 2015 pelas equipes da Gerência”, comentou Leudo.

Ele informou que no próximo dia 6 haverá o Dia D da dengue e o foco maior serão os três municípios que estão com altos índices de infestação do mosquito. “Nossa preocupação é bem maior já que não tivemos chuvas ainda. Nosso receio é que quando começar a chover esses índices possam duplicar”, falou da preocupação da Gerência, que fará três eventos, Malta, Desterro e Teixeira no período do dia D.

Ele faz um alerta à população para que seja mais vigilante, inspecione os vasilhames de água para evitar possíveis criatórios do Aedes, para que não venha ocorrer danos maiores à saúde dos moradores.

Sobre os resultados positivos de Quixaba e Condado no trabalho de campo contra o mosquito da dengue, explicou que Estado e municípios trabalham em parceria. Nessa parceria, segundo José Leudo, participam secretarias municipais, igrejas, todos num mesmo propósito, de prevenir a dengue. “Nesses municípios que chamaram a responsabilidade pra si, convidaram todos os representantes da sociedade, como gestores, igrejas, população, associações, a exemplo de Quixaba, Condado, os resultados são bastante positivos. Agora, quando a saúde quer andar sozinha não vai a lugar nenhum”, enfatizou.

Sobre as localidades que apresentam altos índices de infestação predial, o gerente José Leudo diz que puderam ter ocorrido várias falhas, como da população, das equipes de trabalho, de comunicação. “O mosquito é pequenino, mas pode levar à morte. É preciso que a população acorde para o problema. Cada ano é a mesma temática, a mesma batida no mês de janeiro, quando se fala praticamente apenas em dengue. Todos devem fazer seu dever de casa”, concluiu.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog