Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Juventude tem vez e voz na Casa Juvenal Lúcio de Sousa




Mais uma vez a juventude patoense ganhou vez e voz, quando na noite desta quarta-feira, 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, participou de forma efetiva da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal. A audiência foi proposta pela vereadora Lucinha Peixoto e teve como pauta a discussão sobre o Plano Juventude Viva, que visa o desenvolvimento de ações de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra.

O secretário executivo de Juventude e Lazer de Patos, Marcelo Lima, falou sobre a importância desse momento e destacou a participação e a contribuição do jovem na apresentação de sugestões para este plano.

“Debates como esses são importantes, principalmente para que possamos identificar os contrastes que existem numa sociedade igual a nossa, onde a sua boa parte é feita por negros e esses negros, ao longo tempo, sendo excluídos. Então, é urgente a necessidade de que encontremos saídas para essa realidade, a exemplo da proposta que aqui foi levantada que é a de que as políticas públicas sejam levadas ao foco do problema e não que esses jovens sejam retirados de seus espaços”, destacou Marcelo.

A vereadora e presidente da Câmara de Patos, Nadir Rodrigues, enfatizou a presença de todos os poderes e da juventude, em especial, nesse momento de discussão e apresentação de propostas.

“Foi uma audiência bastante produtiva, onde diversos representantes da sociedade tiveram a oportunidade de se pronunciar, a exemplo do secretário Marcelo, do delegado da PF, Dr. Antônio Glauter, do Coronel Cunha Rolim, professores e diretores de escolas e principalmente a juventude, que apresentaram suas solicitações, que serão transmitidas aos legisladores e, será preparado um documento para que possamos encaminhar estas solicitações aos nossos representantes maiores”, ressaltou Nadir.

A jovem Mayres Pereira, 21, acadêmica de Direito e vice-presidente do DCE das FIP, foi um dos muitos jovens ouvidos nesta audiência, que para ela gerou um debate importantíssimo, que deve, inclusive, ser levado para outras cidades do nosso país.

“O debate aqui foi importantíssimo para que os jovens da nossa cidade, bem como das demais cidades da Paraíba e do país, possa ver que existem oportunidades batendo a porta de cada um para que eles possam ser protagonistas na sociedade”, frisou Mayres.

A Audiência Pública contou com a presença das vereadoras Lucinha Peixoto e Cláudia Leitão, do secretário de Articulação da Prefeitura de Patos, José Taunaí, o secretário de Esportes, Toinho Marques, de representantes de diversos segmentos da administração municipal, entidades estudantis, de associações comunitárias e do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, que abriram a programação da noite com um belíssimo espetáculo de Danças dos Quilombos e Capoeira.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog