Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

AISP promove Seminário de Humanização do Jornalismo, em Patos


A Associação de Imprensa do Sertão Paraibano, (AISP), irá realizar no dia 05 de dezembro, o II Seminário para os profissionais da Imprensa de Patos e Região.

Intitulado “Humanização do Jornalismo”, a atividade tem como principal objetivo promover uma visão mais humana e inclusiva nas produções jornalísticas.

O Seminário terá como palestrante a jornalista, Renata Escarião, professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Maurício de Nassau.

De acordo com Renata, o cenário da comunicação tem passado por mudanças no mundo inteiro e se faz necessário a produção de um jornalismo diferenciado: “Na maioria das vezes, entramos na rotina do Lead, das três fontes e de outras técnicas fundamentais na notícia, mas acabamos esquecendo de trabalhar também o lado humano dos personagens, das histórias de vida e acredito que esse momento será de suma importância para esse debate”, disse.

O evento terá como parceiros as Faculdades Integradas de Patos (FIP) e o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba. O coordenador do curso de Comunicação Social das FIP, Flaubert Paiva, acredita que o Seminário Humanização do Jornalismo é uma excelente oportunidade de reflexão para a classe: “Devido à velocidade das ações de cada profissional, acaba sobrando pouco tempo para refletir ações relacionadas ao contexto geral dos trabalhos, sendo assim, a atividade promovida pela AISP é oportuna para que os profissionais reflitam algumas preocupações em relação as atividades cotidianas”, destacou.

O Presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (SindJor-PB), Rafael Freire, destacou a união das entidades: “É super  importante para nós, enquanto Sindicato, abraçarmos as atividades da AISP, dessa forma, acreditamos que esse evento vai contribuir bastante para a melhoria da produção jornalística de Patos e Região”, reforçou.

Para a Presidente da AISP, Luanja Dantas, é possível praticar um bom jornalismo e para isso, se faz necessário um comprometimento maior dos profissionais com o lado humano: “Ao jornalismo, mais do que se ater somente aos fatos, acontecimentos e imagens, é também imprescindível praticar um jornalismo humano e inclusivo e esse é nosso grande objetivo nesse seminário, promover aos jornalistas esse entendimento, a necessidade do comprometimento maior com o lado humano”, explicou.

O Seminário “Humanização do Jornalismo” acontece no dia 05 de novembro, no Auditório Paulo Bonavides, das Fip, a partir das 19h. Na ocasião, um coquetel será oferecido aos participantes.

Sobre a Palestrante

Renata Escarião é jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Comunicação pela mesma instituição. Especialista em Redação Jornalística pela UNP, já passou pelas redações do Jornal Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba e por assessorias de imprensa. Atualmente, é professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa. Escritora, venceu a edição 2014 do prêmio José Américo de Almeida, da FUNESC, que garantirá a publicação do seu primeiro romance, Sandálias Vermelhas. Natural de Patos, mudou-se para a capital paraibana em 2004.
 
Luanja Dantas

Nenhum comentário:

Arquivo do blog