Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 21 de outubro de 2014

SNCT discute a homofobia e os entraves para o desenvolvimento social


Dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2014, as Faculdades Integradas de Patos coloca em pauta hoje (21) a homofobia como entrave para o desenvolvimento social. O evento acontece a partir das 19h, no Auditório Paulo Bonavides, Unidade I das FIP, Bloco B.

As FIP receberão o pesquisador, ativista e advogado do Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à Homofobia da Paraíba, Ricardo Mororó. “A roda de conversa terá como objetivo abordar a relação entre a discriminação em razão da orientação sexual e identidade de gênero e a negação de direitos à população LGBT”, adiantou o convidado.

“As organizações da sociedade civil vêm desempenhando um importante papel no que tange ao controle das políticas públicas para proteção, defesa e promoção de direitos LGBT. Do lado contrário, forças reacionárias tentam barrar o avanço na criação e implementação dessas políticas, sob o pretexto da defesa de valores morais e religiosos, o que representa um grande entrave ao desenvolvimento social”, refletiu.

Com a promoção do debate, a Faculdade pretende difundir um pensamento de igualdade e munir os estudantes de valores cidadãos. “A iniciativa das FIP significa um avanço no diálogo entre a academia e as realidades postas na sociedade, contribuindo para uma reflexão crítica que prepara os acadêmicos para atender aos desafios encontrados”, destacou Ricardo.

“No que diz respeito à questão da homofobia e dos direitos de LGBT, esse diálogo é ainda mais importante, tendo em vista sua constante negação. A Instituição, nesse sentido, está no caminho certo para a formação de profissionais preparados para lidar com a realidade de forma crítica e inclusiva”, concluiu.

A SNCT 2014 acontece através de uma parceria entre as Faculdades Integradas de Patos e o Ministério de Ciência e Tecnologia. A programação segue até quinta-feira (23) com mesas redondas, responsabilidade social e eventos culturais. Os eventos são todos gratuitos e abertos para a população.

ASCOM-FIP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog