Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Equipe da Maternidade de Patos realiza ação do Outubro Rosa no Nefruza



Palestra aconteceu na manhã desta quinta-feira (23)

Cerca de 30 funcionários e pessoas que esperavam por sua sessão de hemodiálise no Nefruza - Centro de Hemodiálise de Patos - assistiram, na manhã desta quinta-feira (23), das 10h às 11h30, uma palestra da equipe de profissionais da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, sobre câncer de mama e de útero. Na oportunidade, participaram da ação a enfermeira Abymaelle Katyani, e a psicopedagoga, Jussineide Brito, além do diretor geral da Maternidade, Dr. Paulo Athayde. O evento foi mais uma ação em apoio à campanha do Outubro Rosa desenvolvida na cidade e em todo o país durante este mês.

Durante a iniciativa, o público presente recebeu material informativo da maternidade sobre o câncer de mama e de útero,  a exemplo de folders, botons, e o característico lacinho rosa, alusivo à campanha do Outubro Rosa. Ao final da apresentação, que desta vez contou com a participação do diretor da unidade de saúde, Dr. Paulo Athayde, o público tirou suas dúvidas. 

Dr. Paulo discorreu sobre como perceber o câncer de mama precocemente e a importância do diagnóstico precoce, enquanto que a psicopedagoga, Jussineide Brito, falou sobre prevenção da doença e a enfermeira Abymaelle Katyani, sobre o câncer de colo de útero. “Foi muito bom poder levar essas informações para as pessoas. Muitas vezes o que falta é isso: conhecimento”, comentou Dr. Paulo. Já Jussineide destacou a importância do autoexame e da realização da mamografia após os 39 anos de idade. “Nós não podemos evitar que uma doença dessas se instale, mas podemos tratá-la cedo e nos curar”, frisou.

Dentro da programação do Outubro Rosa, a Maternidade de Patos possui um calendário somente para palestras, que alterna os dias desta ação, com atividades na Maternidade e também em escolas e instituições da cidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog