Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 3 de junho de 2014

Mães da Maternidade Dr. Peregrino Filho recebem alta com a primeira imagem de seus bebês impressa




Projeto ‘Retratos’ foi implantado, em março, na maternidade de Patos.
Desde então, 507 bebês já saíram da unidade com esse registro fotográfico

Ter o bebê com todo o conforto, serviço e acolhida que uma maternidade pode proporcionar e ainda sair de lá já levando uma foto como lembrança dos primeiros momentos de vida do seu filho. A experiência, realizada de forma pioneira na rede pública da Paraíba pela Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, tem sido bastante comentada e elogiada pelas mães que tiveram seus bebês na unidade de saúde desde o dia 13 de março, quando a direção da maternidade iniciou o projeto ‘Retratos’. A ideia, segundo o superintendente do Instituto Gerir, que administra a Maternidade, Edsamuel Araújo, é simples e consiste em registrar o momento da alta médica da mãe junto ao seu filho ou filha. Para isso, um profissional da unidade realiza todo o trabalho de registro, tratamento e impressão da imagem em papel fotográfico dentro da própria maternidade. Do início do projeto até o dia 02 de junho, 507 bebês já foram fotografados.

De acordo com Edsamuel, a idealização do projeto passou pela percepção natural do atendimento humanizado, que vem sendo implantado em toda rede estadual de saúde, e que consiste no investimento no bem estar do paciente e na qualidade do relacionamento humano, inclusive entre médicos, enfermeiros e internos. “Sabemos que quando alguém procura pelos serviços de saúde está naturalmente inseguro o que coloca a pessoa sempre numa situação mais delicada e a deixa mais sensível também. Assim, o sorriso, a cordialidade, o atendimento de qualidade e até um mimo, que é o que estamos fazendo com o projeto da foto do bebê, são processos fundamentais para garantir a satisfação e uma experiência ainda mais positiva do paciente”, explicou o superintendente do Gerir.

E a iniciativa tem surtido efeitos. Ranielle Lima Soares, de 22 anos, por exemplo, teve sua filha, Isabelle Vitória, e foi surpreendida pela novidade no momento em que aguardava o médico para sua alta. “Adorei isso porque estava sem máquina fotográfica e queria registrar esse momento em que estou pronta para ir pra casa junto à minha filha”, disse Ranielle, elogiando a ideia. “Essa é minha primeira gestação e gostei muito do jeito que fui atendida. Aqui eles estão de parabéns”, continuou Ranielle, que recebeu das mãos do fotógrafo uma foto tratada e já impressa.

Em sua terceira gestação, a caixa de supermercado, Thaíse Raquel de Sousa, de 24 anos, teve gêmeos e disse ter adorado a novidade. “Gostei muito do projeto. É uma lembrança que a gente leva da maternidade. Já tive dois filhos, um aqui mesmo e outro na minha cidade e nunca tinha visto esse cuidado”, ressaltou Thaíse, satisfeita em ter no dia da alta médica uma foto de seus gêmeos, Davi e Daniel. A estudante Ana Cristina Alves, de 16 anos, moradora do município de Olho D’Água, que teve seu primeiro filho por parto normal, também elogiou a iniciativa. “Trouxe máquina fotográfica, mas adorei a ideia de sair daqui já com a foto revelada como lembrança”, disse ela ao receber a imagem do seu filho Antônio Neto.

Segundo Hebert Jalef, Coordenador de Informática da Maternidade e responsável pelo projeto ‘Retratos’, a imagem é feita no momento em que o setor é avisado de alguma alta médica. “Somos encaminhados para a ala onde se encontra a mãe com seu bebê e lá tiramos a foto. Geralmente mãe e filho já estão prontos para sair da Maternidade, o que facilita na hora da imagem, pois já estão arrumados. Depois eles só esperam um pouquinho para receber a foto impressa com o logotipo da Maternidade”, explicou Hebert, frisando que o tratamento e a impressão da imagem demoram poucos minutos. Dos 507 bebês fotografados, 130 foram em março, 188 em abril, 181 em maio e até o dia 02 de junho oito bebês tiveram sua fotografia registrada antes de ir para casa.

A maternidade Dr. Peregrino Filho pertence a rede estadual de saúde e é administrada pelo Instituto Gerir, através de um convênio de pactuação com o governo Ricardo Coutinho. O projeto ‘Retratos’ é mais uma inovação da atual administração da unidade que também já implantou, como diferenciais de serviço e atendimento, um novo modelo de hotelaria, através do projeto Dona Gentileza, e o serviço online de diagnóstico cardiológico de fetos, a partir de um convênio com o Hospital Português de Recife.


News - Assessoria & Comunicação
Assessoria de Imprensa do Instituto GERIR na PB


Nenhum comentário:

Arquivo do blog