Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 5 de junho de 2014

I Fórum Comunitário é realizado em Patos




Visando cumprir as diretrizes estabelecidas para alcançar o Selo UNICEF Município Aprovado edição 2013-2016, a Secretaria Executiva de Articulação Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do Selo UNICEF e diversos segmentos da sociedade, promoveram na manhã desta quarta-feira, 04, no auditório da Associação Comercial, o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

De acordo com o secretário executivo de Articulação Social de Patos, Taunai Dantas, dentre as diretrizes para alcançar as metas do Selo estão a realização de fóruns comunitários e a elaboração e implementação de um plano de ação, baseado num diagnóstico da realidade do município.

“Discutimos e apresentamos o diagnóstico rápido da realidade do município que foi feito pelo mapa DCA, que mostra onde estamos em boas condições e onde é preciso melhorar. Trabalhamos no fórum seis grupos temáticos que discutiram raça, etnia, cidadania, identidade de gênero, movimentos sociais, vários assuntos pertinentes ao sistema de garantia de direitos, onde crianças possam viver em paz e sem violência em nosso município. Mais um passo em direção,” explicou.

Para o presidente do CMDCA, Judivan Pereira, o cumprimento das metas para alcançar o Selo é importante, pois busca o equilíbrio dos índices sociais positivos, fazendo de Patos um município ainda melhor para nossas crianças. “O Selo em si tem a finalidade de viabilizar uma visão de política positiva para nosso município, é algo que nos dá respaldo maior mediante governos conseguindo trazer novos projetos, novas políticas públicas para a contínua melhoria de nossos índices sociais,” comentou.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), esse fórum demonstra o fortalecimento da rede de garantia de direitos das crianças e adolescentes. “O nosso propósito é que os índices positivos sejam atingidos, pois o município como um todo ganha. O CREAS entra nessa luta como agente atuante na política de garantia de direitos, na proteção, no fortalecimento e reestruturação dos índices familiares e comunitários que são rompidos por meio de violações sofridas pelas crianças. Esse encontro é mais um mecanismo de atuação direta,” revelou.

O I Fórum Comunitário do Selo UNICEF também contou ainda com a presença da presidente da Câmara de Vereadores, Nadigerlande Rodrigues, de estudantes de escolas da rede pública e privada, e de representantes de diversos segmentos da sociedade civil.

Kamyla Lopes

Nenhum comentário:

Arquivo do blog