Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Jogos Indígenas da Paraíba serão abertos nesta quinta-feira em Rio Tinto



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, vai abrir oficialmente nesta quinta-feira (24) os Jogos Indígenas da Paraíba 2014. A solenidade terá início às 9h e vai acontecer na aldeia Jaraguá, em Rio Tinto, sede das competições que vão até o domingo (27).

A abertura contará com o desfile das 40 tribos potiguaras inscritas nos Jogos e ainda a apresentação de vários grupos ligados à cultura indígena das cidades de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição. Será o terceiro ano consecutivo que o evento é realizado na Paraíba e agora contará com a presença de 350 índios que vão disputar nas modalidades de futebol, futsal, canoagem, arco e flecha, corrida do toro, arremesso de lança, cabo de guerra e corrida.

“A inserção do esporte em diversos segmentos da sociedade é uma das marcas do Governo do Estado, que pelo terceiro ano consecutivo investe nos Jogos Indígenas. A cada ano que passa aumenta o número de aldeias participantes e, consequentemente, o quantitativo de índios-atletas de diversas faixa etárias”, disse o secretário titular da Sejel, Tibério Limeira.

O coordenador dos Jogos Indígenas, professor José Hugo, destacou que em cada ano realizado o Governo escolheu uma tribo de um município diferente. “Em 2012 foi realizada na Baía da Traição e ano passado, numa aldeia em Marcação. Agora, foi a vez de Rio Tinto receber esse grande evento”, frisou.

Os Jogos Indígenas da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição.

Secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog