Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Secretários discutem formação em saúde mental


Shirlene Queiros e José Leudo


Secretários municipais de saúde participaram da primeira reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, de 2014. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira 21 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde.

O principal assunto da pauta foi o projeto Caminhos do Cuidado: Formação em Saúde mental (crack, álcool e outras drogas), que capacitará em todo o Estado cerca de 8.250 agentes comunitários de saúde e 1.287 auxiliar/técnicos de enfermagem da atenção básica.

A coordenadora estadual de saúde mental e articuladora do projeto Caminhos do Cuidado na 3ª Macrorregião, que compreende as áreas de Patos, Piancó e Princesa Isabel, Shirlene Queiroz, detalhou o projeto para os presentes, explicando desde o processo seletivo dos tutores (professores) e coordenadores, até o cronograma, que deve se prolongar com a formação das turmas até o mês de novembro deste ano. O projeto acontece em todo o país custeado pelo Governo Federal.

O papel do agente comunitário de saúde e dos técnicos de enfermagem do PSF foi lembrado pela importância que pode ocorrer na humanização do atendimento dos usuários de drogas, como preceitua o Ministério da Saúde. “Pela proximidade com a comunidade, contato diário, conhecendo o histórico de saúde das famílias, os agentes comunitários de saúde são fundamentais na construção da política de saúde mental do Brasil. Por isso eles são o alvo, junto com os técnicos de enfermagem, dessa qualificação”, enfatizou Shirlene.

Os secretários já agendaram a formação das primeiras turmas da região de Patos. As primeiras (2) serão capacitadas em março, no município de Santa Luzia. E m abril os agentes e técnicos de enfermagem de Teixeira, Desterro e Cacimbas passam pelo processo de qualificação. O projeto em Patos começa em maio. Os demais municípios e suas respectivas capacitações serão anunciados em breve.

O gerente da 6ª regional de saúde, José Leudo Farias, repassou alguns informes e pediu aos gestores municipais que enviassem suas demandas de cirurgias de mamas e de mamografias para a Maternidade Dr. Peregrino Filho. Alertou que essas demandas não estão chegando a contento, já que a oferta mensal da Maternidade são vinte cirurgias e a demanda não chegou este mês a 50%.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog