Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Hospital Geral de Taperoá deve fechar mês de janeiro com 76 cirurgias realizadas


O Hospital Geral de Taperoá, que integra a rede estadual de saúde, fechou seu balanço de cirurgias em 2013 com números bastante relevantes para uma unidade de saúde que ainda não é referenciada em alguma especialidade médica. Durante o período foram realizados 74 partos e 836 cirurgias (de vários tipos) no hospital e, em janeiro de 2014, o ritmo segue acelerado com 62 cirurgias já concretizadas em menos de um mês e mais outras 14 agendadas para até o próximo dia 31. Dentre os procedimentos realizados e os que ainda estão para ser concretizados este mês no Hospital de Taperoá estão cirurgias de Herniorrafia, Miomectomia, Perinoplastia, Histerectomia, Colecistectomia, Postectomia, Hemorroidectomia, Nódulo de Mama, Fítula Perianal e Cisto Sinovial.

A maioria dos casos, conforme a diretora geral da unidade, Fátima Toledo, é de Hérniorrafia (07) - uma cirurgia que visa corrigir o defeito na musculatura e/ou aponeurose (capa que reveste os músculos) que permite o aparecimento da hérnia abdominal - e de Colecistectomia (07) – um procedimento para a retirada da vesícula biliar. Ela destaca também que todas as cirurgias realizadas até o momento foram de médio risco. No dia 07 de janeiro foram realizadas 15 cirurgias; no dia 14 mais 20 procedimentos e no dia 21 outras 20 cirurgias. Já no dia 22 de janeiro foram concretizadas 07 cirurgias e, para o próximo dia 28, já estão agendadas outras 14.

De acordo com Fátima Toledo todas as pessoas que se submeteram às cirurgias ou que ainda vão passar por ela residem em Taperoá e nos municípios no entorno da cidade.  Ela explica, no entanto, que independentemente de onde o paciente resida, ele é acolhido. “Todos recebem a visita dos profissionais da Unidade e até o dia da alta hospitalar ficam no hospital. Todas as cirurgias tem sido um sucesso”, comentou a diretora do hospital.

Atendendo a mais de 15 municípios da microrregião do Cariri paraibano, o Hospital Geral de Taperoá atendeu, somente em 2013, com internação, mais de 25 mil pessoas. Segundo Fátima Toledo, os indicativos demonstram a evolução das ações implantadas pela nova administração nos últimos meses, através do Instituto Gerir, com o aval da Secretaria Estadual de Saúde. Para 2014 ela conta que os planos de melhoria continuam e que o objetivo é aumentar os serviços. “O Hospital não é referenciado como outros no Estado, mas números mostram uma demanda espontânea de pacientes de diversos municípios que se dirigiram à unidade durante todo o ano para receber atendimento. Isso é muito satisfatório porque dá para ver que estamos conseguindo atender a todos”, disse a diretora da unidade.

News - Assessoria & Comunicação

Nenhum comentário:

Arquivo do blog