Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cultura e Cidadania marcam 4º Encontro Angola Palmares em Matureia


Oficinas de capoeira, aula de primeiros socorros, cidadania e dança afro foram o tempero para abrilhantar o 4º Encontro de Capoeira do grupo Angola Palmares, promovido de 17 à 19 de janeiro no município de Matureia, sertão paraibano. Com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretarias de Educação e Saúde, o evento reuniu capoeiristas e admiradores e várias cidades paraibanas.

Na sexta-feira (17), a partir das 19h, foi realizada uma roda de capoeira para abrir os trabalhos do Encontro. No sábado (18), ainda pela manhã o público assistiu a uma aula sobre Primeiros Socorros, realizada pelo condutor socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Bertonio Amorim. Além de aula de cidadania, desenvolvida pelo Mestre Adeilson Morais (Mestre Cabedelo). No turno da tarde houve ensaios de capoeira, e à noite, roda de capoeira em local aberto com duração de 3 horas. O domingo de encerramento, ponto alto do encontro, foi marcado pelas graduações dos capoeiristas, que receberam das mãos de seu mestre, contramestres, professores e instrutores, seus novos cordões.

De acordo com o Mestre Cabedelo, a capoeira pode contribuir para aumentar ainda mais o atrativo turístico e a cultura do município de Matureia. “É a sétima vez que venho à Matureia, uma cidade que tem muita energia, tem tudo para crescer no mundo da cultura, vocês tem aqui um ponto de referência muito forte que é o Pico do Jabre e se misturando agora com a cultura da capoeira, a cidade poderá ser um polo muito forte de turismo. Quanto à capoeira, temos essa luta de divulgar e apoiar as comunidades, trazendo crianças, adolescentes e adultos para esse mundo. Percebo o compromisso da gestão com a cultura, sabemos que esse evento traz pessoas de fora para cá e dessa forma a economia da cidade cresce. Estamos encerrando essa programação muito felizes pois atingimos o nosso objetivo, e em 2014 pretendemos aumentar o grupo aqui em Matureia, pois acreditamos que essa cidade tem um foco muito forte”, comentou.

No povoado de Arroz, na cidade de Água Branca-PB, o instrutor Aliciano dos Santos, desenvolve um trabalho social junto à comunidade. “A ideia de implantar a capoeira em um povoado é devido ao fato da zona rural ser muitas vezes excluída, muitos jovens da zona rural também tem a necessidade de se envolver com a cultura, o esporte e o lazer. A capoeira hoje no meio em que vivemos é um instrumento fundamental de educação, através dela a gente pode levar jovens, crianças e adultos a ver melhor a vida. Nosso Mestre Adeilson já vem desenvolvendo vários projetos, ele que vem lá do litoral até o sertão paraibano nas cidades de Matureia, Imaculada e Água Branca. Nossa expectativa para 2014 é a busca de mais jovens, na capoeira o jovem aprende realmente o que é a vida. Agradeço pelo evento, ao Mestre Cabedelo, ao instrutor Pinguim, pela força, incentivo e coragem de estar fazendo este belo trabalho, faremos o possível para mudar a vida desses nossos jovens”, relatou.

O anfitrião do Encontro, Jurandi Alves (Pinguim do Sertão) até então instrutor, passa a partir desse evento a ser denominado professor de Capoeira. Para ele, as mudanças que vem acontecendo são grandiosas. “Matureia é um berçário de capoeira e a vida daqueles que passaram pela capoeira mudou muito, sabemos que a família também está apoiando e isso traz riqueza para nossa história. Nossa expectativa é de trabalhar ainda mais com projetos sociais, levando a capoeira para todas as escolas e que essa história venha a se expandir. Agradeço parceria da Prefeitura, Secretarias, Câmara Municipal dos vereadores, além de comerciantes que contribuíram para este evento. Esperamos que estes meninos possam crescer como cidadãos de bem e trazer bons exemplos para nossa cidade”, disse.

O Mestre Cabedelo destacou ainda a necessidade de maior atenção a lei de nº 11.645, que regulamenta na grade curricular nos ensinos médio e fundamental a prática da cultura afro e indígena, lembrando que através desta lei, o município pode receber recursos para novos investimentos na área

Jéssica Freitas/Ascom Matureia



Nenhum comentário:

Arquivo do blog