Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Laboratório Municipal de Patos realizou mais de 260 mil exames em 2013



O Laboratório Municipal da Secretaria de Saúde de Patos realizou 264.377 exames laboratoriais nos 12 meses do ano passado – média de 22 mil exames mensais. O número representa um crescimento em torno de 10% em relação aos procedimentos registrados pela unidade em 2012.
De acordo com José Tarcísio de Medeiros, coordenador do laboratório, a ampliação no número de exames se dá pelo aumento no volume de pacientes atendidos na rede municipal de saúde, especialmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Hospitais Regional e Infantil de Patos, além das cidades pactuadas.
Anexo ao Hospital Regional de Patos, localizado no bairro Belo Horizonte, o laboratório analisa o material coletado diariamente para processamento e análise, totalizando cerca de 1.000 exames diários.

EXAMES

Hemograma, colesterol, trigliceridios, urina, fezes, PSA, hormonais, estão entre os principais exames analisados pelo Laboratório Municipal. Exames específicos a exemplo de Toxoplasmose e Rubeola, também são oferecidos pelo laboratório. Outros exames mais específicos ou que demandam técnicas especializadas, os procedimentos são contratados pela Secretaria de Saúde em laboratórios privados.
Atualmente o laboratório está passando por uma reforma estrutural que terá a primeira parte concluída dentro de 20 dias. No tocante à novos equipamentos, o diferencial está sendo a informatização através de equipamentos e software. “Implantamos um novo programa de computador que possibilitará ao paciente imprimir seu exame de onde estiver, evitando assim o deslocamento para vir receber o exame. Isso está facilitando o nosso trabalho e ainda facilita ao paciente ter acesso ao serviço”, conta o coordenador.
Com 26 profissionais entre farmacêuticos bioquímicos, biomédicos, técnicos de laboratório e técnicos administrativos, o Laboratório Municipal funciona de 06h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog