Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Prefeitura de Patos realiza atendimentos noturnos para a população masculina




Uma das grandes preocupações da saúde pública nestes últimos anos tem sido os cuidados com o homem. De acordo com a revista “Saúde Brasil 2007”, do Ministério da Saúde, a cada 5 pessoas que morrem com idade de 20 a 30 anos, 4 são homens. Conforme a publicação, estes números são consequência da displicência do homem em cuidar da saúde e de outros fatores de risco, como maior consumo de álcool e drogas, acidentes de trânsito e exposição a situações de violência. É dentro deste contexto, que a Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Saúde do Município está realizando, a partir deste dia 1º de abril, uma intensificação no trabalhado de conscientização dos homens.

As atividades voltadas para Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do homem (PNAISH) serão realizadas no período noturno, das 18h às 21h, nas unidades de saúde. 

Segundo a Coordenadora da Saúde do Homem, Kátia Rejane Barboza, foi montada uma equipe composta por médico, dentista, enfermeiro e técnico em enfermagem para a realização dos mais variados serviços de saúde, exclusivamente para a população masculina nas unidades de saúde. “Muitos homens acham que nunca vão adoecer e por isso se mantem longe dos consultórios médicos. Montamos essa nova estratégia para um atendimento exclusivo a esses homens como forma de conscientizá-los sobre a importância dos cuidados com a saúde e na prevenção de doenças”, enfatizou a Coordenadora.

Na ocasião, os profissionais dos Núcleos de Assistência a Saúde da Família (Nasf), Centro de Testagem e Aconselhamento e do Laboratório Municipal realizarão os mais variados serviços de saúde exclusivamente para a população masculina. Aferição de pressão, teste de glicemia, IMC (Índice de Massa Corporal), atividades físicas, atendimento médico e atendimento odontológico, além de palestras educativas, estão no cronograma. A primeira acontece nesta segunda-feira (1), na USF Aderban Martins, localizada na Rua Enaldo Torres Fernandes. “Os homens agora tem mais essa opção. Começamos hoje pelo DGA 1, seguimos o cronograma até o DGA 4 e retornamos para o primeiro, como forma de reforçar o atendimento a classe masculina”, reforçou Kátia Rejane.

ü Cronograma das Palestras

U.S.F
Data
Aderban Martins
01 de abril
Jardim Queiroz
02 de abril
Manoel Pereira
03 de abril
Ernesto Soares
04 de abril
Walter Ayres
05 de abril
Vila Mariana
08 de abril
Antônio Urquiza
09 de abril
Verônica Vieira
10 de abril
Rita Palmeira
11 de abril


Nenhum comentário:

Arquivo do blog