Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Patos sedia I Fórum Regional Perinatal da Rede Cegonha



Acontece no próximo dia 10, quarta-feira, em Patos, o I Fórum Regional Perinatal da Rede Cegonha. O evento é uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, com realização da 6ª Gerência Regional de Saúde.

O objetivo é discutir o processo de implantação da Rede Cegonha na regional Patos. Para isso foram convidados todos os municípios que fazem parte da jurisdição da 6ª GRS. Dentre os participantes, a coordenadora estadual da Saúde da Mulher, Fátima Morais (SES).

Os conceitos e objetivos do Fórum serão apresentados por Anna Renata Lemos, apoiadora do Ministério da Saúde e na sequência Fátima Morais faz explanação sobre o tema do encontro.
Grupos de trabalho serão criados e cada um irá elaborar seu plano de ação regional com as referências de pré-natal e assistência ao parto.

A direção clínica da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, a diretoria do Instituto Fibra, que ora administra esse Hospital Amigo da Criança, também farão parte das discussões em prol de avanços para uma política de saúde mais abrangente e de melhor qualidade para as mulheres.

Questionamentos irão nortear as discussões em torno da pactuação dos exames e consultas de pré-natal, seja de baixo e alto risco e de que forma isso vem ocorrendo; como está o processo de vinculação da gestante com a maternidade em seu município, dentre outras que vão contribuir para o fortalecimento da saúde da mulher e seu filho, através da Rede cegonha.

Ao final do evento os grupos farão o registro dos encaminhamentos que vão contribuir na construção do plano estadual da Rede Cegonha, que possui para a região de Patos recursos de mais de R$ 9 milhões para oferecer maior garantia de qualidade do acesso ao pré-natal, ao parto e pós-parto. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog