Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de abril de 2013

Mulheres devem administrar a Igreja?


             José Nunes - Diácono e jornalista

   Em meado do século passado, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, o bispo auxiliar Dom Eugênio Sales, antecipando-se ao Concílio Vaticano II que trouxe nova luz para a Igreja, colocou mulheres como gestoras de paróquias, num gesto até certo ponto ousado na época. Igualmente abriu espaços onde pudessem expressar sua capacidade de praticar atitudes e ornamentar a vida comunitária durante o embrião do que seria a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

    Hoje, quando o Papa Francisco sinaliza de que as portas da Igreja serão escancaradas, visto que João XXIII abriu as janelas, porque não transferir para as mulheres a gestão administrativa e financeira de Paróquias, para que os presbíteros e diáconos reservem mais tempo ao pastoreio e dedicação à escuta dos pobres e dos necessitados de orientação espiritual.

   Se as mulheres conquistaram os mais elevados postos da administração pública e privada, na Paraíba estão ocupando órgãos de elevado prestigio na sociedade, como a UFPB e o Tribunal de Justiça, sem contar a presença em outros setores, porque não também chegar às paróquias o jeito feminino de conduzir as coisas.

    Se em casa a mulher gerencia com sabedoria o orçamento doméstico muitas vezes reduzido, porque não puxar essa experiência para dentro da Igreja. Ganhariam todos. 

    Nos Atos dos Apóstolos consta que aos diáconos era reservado cuidar, entre outras diaconias, da administração dos bens da Igreja, sem causar perda aos gestos caritativos e de acolhida das pessoas idosas, excluídos da sociedade. Para esse serviço foram escolhidos e levados a serem “os ouvidos e a alma do bispo” (Didascalia Apostolorum), de modo que os epíscopos tivessem mais tempo para destinado ao anúncio das coisas boas que Jesus tinha realizado. 

    Por volta do terceiro século, com a instituição dos presbíteros, os serviços do diácono foram gradativamente sendo assumidos por estes novos ministros ordenados. O grau ministerial do diácono ficou apenas “transitório” para quem fosse ordenado padre.

    O Concílio Vaticano II restaurou o ministério destinado aos diáconos, que exercem em harmonia como o corpo presbiteral, mas cinco décadas depois estes ainda não ocupam na plenitude os espaços a eles destinados por decisão dos Apóstolos e reafirmados pelos epíscopos durante os primeiros séculos. Como nas paróquias a carência de acompanhar pastorais, movimentos e grupos de jovens, e estar ao lado dos necessitados, numa população cada vez mais carente de mão amiga, nada mais salutar a condução da administração de paróquias pelas mulheres, deixando presbíteros e diáconos livres para outras atividades, cada um com os carismas específicos de seu ministério.

   Os primeiros cristãos a contemplar Jesus ressuscitado foram mulheres. As mulheres aparecem no primeiro plano do projeto anunciado por Jesus. Recorde-se o fervor com que Jesus incitou as mulheres a anunciar a Boa Nova, quando encontraram o túmulo vazio. Assim, hoje, com as portas que da Igreja estão se abrindo, são para estas que as mãos devem ser estendidas. 

     Mulheres devem administrar a Igreja? Acho que sim.

    Artigo publicado no Jornal A União em 05/04/2013.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog