Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Maternidade de Patos vai aprimorar educação continuada e oferecer maior apoio a estudantes




 
A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, implantará no próximo mês (fevereiro) o NECE – Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos, cujo objetivo será organizar toda a parte de estágios supervisionados de alunos do internato, graduação e nível técnico, proporcionando assim a possibilidade de uma melhor  aprendizagem.

O CENE coordenará toda parte de cursos na educação continuada, além de promover eventos, encontros, comemoração de datas do calendário da saúde, a exemplo das campanhas preventivas de câncer de mama, de colo uterino, aleitamento materno, palestras, dentre várias outras atividades que vão ser programadas para o público interno (funcionários) e com a comunidade que usa os servidos oferecidos pela Peregrino Filho.

Segundo Gigliola Fernandes da Silva, gerente operacional, os estagiários vão assinar um termo de compromisso com a Maternidade de que vão seguir os protocolos adotados pelo NECE. Nesses protocolos constam regras como folha de frequência, uso obrigatório de crachá em qualquer setor do Hospital, de jaleco contendo o nome da instituição de origem, uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), estágio supervisionado. 

Outro protocolo do NECE, que segue o modelo do NECE do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, de João Pessoa, é em relação aos documentos exigidos ao aluno antes de assumir o estágio, o qual deve apresentar certificado de que participou de palestra sobre CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, carteira de vacina contra tétano, hepatite, seguro de vida, dentre outros. O NECE fornecerá um guia para o aluno mostrando seus direitos e deveres no ambiente hospitalar enquanto estagiário.

Algumas instituições de ensino já mantêm alunos em estágio supervisionado na Maternidade de Patos, dentre elas as FIP, UFCG, Vera Cruz e o ITEC. Até o final deste mês todas as instituições que pretendem fazer uso da Maternidade para ampliar os conhecimentos de seus alunos vão ser chamadas para uma reunião, na qual será apresentada a proposta do NECE da Peregrino Filho e assim dirimir dúvidas, oferecer sugestões. Um funcionário do NECE do Trauma participará do encontro para dar maiores esclarecimentos

“Todas as instituições serão cadastradas pela Maternidade, que terá maior controle no fluxo de pessoal, dando maior segurança a funcionários, pacientes e alunos”, disse Gigliola.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog