Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Digitadores da Regional Patos recebem capacitação




Cerca de 30 digitadores dos municípios que fazem parte da jurisdição da 6ª Regional de Saúde da Paraíba, sede Patos, participaram nesta quarta-feira de uma capacitação sobre os sistemas de informação Sinan (Agravos de Notificação); Sim (Mortalidade) e Sinacs (Nascidos Vivos). A atualização, especialmente para os novos digitadores, tem como facilitadoras as funcionárias da 6ª GRS, Marivalda Xavier, coordenadora de epidemiologia e Josiane Paz, operadora de sistema.

Como está ocorrendo mudanças de digitadores nos municípios, essa capacitação oferece os conhecimentos essenciais para que diversos serviços no âmbito da saúde possam funcionar corretamente.

São serviços importantes no monitoramento das doenças de notificação compulsória (obrigatória), das pessoas mortas e as que nascem nos municípios. Através dessas informações é que são construídas políticas de saúde para os brasileiros. Para o governo fazer essas programações precisa de informações sobre as reais necessidades da população e, através desses sistemas de informação que são repassados os dados que orientam essas políticas, como as campanhas de prevenção, de controle de doenças.

Segundo Marivalda Xavier, num passado próximo aconteciam diversos problemas decorrentes de erros na elaboração dos relatórios, mas que hoje o sistema está bem simplificado e existe maior aproximação entre os técnicos, que tiram dúvidas, repassam todas as orientações necessárias. “As pequenas falhas que ainda existem no envio desses sistemas estamos oferecendo capacitações para eliminá-las”, enfatizou.

Duas novas capacitações já foram agendadas para os digitadores e coordenadores municipais de vigilância epidemiológica, ambas no próximo mês, 18 e 25.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog