Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Começa hoje a Semana Nacional de C&T na Paraíba



A abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Paraíba ocorreu ontem (15), no Café Cultura, em Santa Luzia (PB). Ao todo, são mais de 400 atividades a serem realizadas no Estado até o próximo dia 21/10, com participação de 150 instituições em mais de 15 cidades. 

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) é uma das instituições que integram o evento na Paraíba, com programação prevista para o período de 16 a 19 de outubro. Dentre as atividades a serem realizadas, destacam-se: Cientista na Escola, na qual pesquisadores da instituição irão ministrar palestras nas escolas públicas de Campina Grande (PB) relacionadas com o tema da SNCT – “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”; na sede do Insa, a atividade Portas Abertas permitirá que o público conheça as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto. No local foi instalado um circuito de estandes interativos para exposição dos seguintes temas: Sistema de Captação de Água de Chuva, Variedades de Palma Resistentes à Cochonilha, Produção de Mudas Nativas e Adaptadas, Solos e Sustentabilidade, Sistema de Produção Animal, Agroindústria do Semiárido, Máquinas Agrícolas e Cactário. 

Duas exposições também estarão abertas à visitação de alunos de escolas públicas na sede do Insa durante a Semana: “A Ciência de Luiz Gonzaga”, organizada em junho deste ano em homenagem ao centenário do “Rei do Baião” e, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a unidade móvel do Museu Interativo do Semiárido (MISA) estará na Sede do INSA durante a SNCT, com a abordagem do tema “Viver e Compreender o Semiárido”, relacionado com a divulgação cultural e científica da região. 


Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004. Ela tem alcançado crescente participação e de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação; mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país; e ainda possibilitar que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

O tema principal desta edição da SNCT foi escolhido em função de terem sido estes os assuntos principais da Conferência Rio+20, evento de enorme importância ocorrido no Brasil, em junho deste ano, sob organização da ONU, e que contou com a participação de quase todos os países do mundo. Na SNCT 2012 serão promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas também as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, econômica e social, e como a C&T pode contribuir para isto e para a erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no País.
 
Ascom 16/10/2012

Nenhum comentário:

Arquivo do blog