Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Cultura nordestina invade desfile do 7 de Setembro

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotos:Marcos Eugênio

 
Marcos Eugênio

No centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, todas as influências advindas da criatividade, produção musical desse pernambucano de Exú para a cultura nordestina, invadiram as ruas centrais da cidade de Patos no desfile cívico de 7 de Setembro.

O evento, iniciado às 17h e concluído praticamente às 22h, contou com a participação de 41 escolas e creches municipais, duas escolas estaduais, oito particulares e cinco instituições, a exemplo do APAE, que arrancou muitos aplausos dos milhares de patoenses que marcaram presença.

A abertura foi feita com o Pavilhão Nacional, hasteamento das bandeiras na Praça Edivaldo Mota. Os três poderes constituídos foram representados pelo prefeito Nabor Wanderley, o Judiciário pelo presidente da OAB Secção Patos, Alexandre Nunes e o Legislativo pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Eduardo, que desfilaram em carro aberto, abrindo assim o desfile.

No palanque oficial, várias autoridades foram reverenciadas pelas escolas. A Filarmônica 26 de Julho, verdadeiro patrimônio cultural de Patos, veio logo em seguida, com o TG (Tiro de Guerra), Polícia Militar, SAMU.

As escolas capricharam na indumentária, lembrando sempre de representar, traduzir bem as músicas de Gonzagão. A seca, o cangaço, o êxodo rural, os retirantes, a natureza, a festa junina, enfim, diversos assuntos que marcaram história através da musicalidade oriunda do Rei do Baião, tema central do desfile cívico em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog