Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

FIP inicia projeto pedagógico para implantação do curso de Medicina


A Coordenação Acadêmica das Faculdades Integradas de Patos já iniciou o processo de construção do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina.  Até o mês de dezembro próximo, o projeto deve ser protocolado junto ao Ministério da Educação que seguirá a tramitação legal: avaliação  pelo INEP e, em seguida, pelo Conselho Nacional de Saúde. Ao longo dos últimos anos, como é do conhecimento da sociedade, o município de Patos desenvolveu uma expectativa diante da implantação do Curso de Medicina. 

A comunidade acadêmica do Campus de Patos da UFCG, alguns representantes das classes política e médica e toda a comunidade de Patos e do seu entorno se engajaram na luta, no entanto, não houve êxito e o Curso foi implantado na cidade de Cajazeiras. Infelizmente, uma decisão política e a região polarizada por Patos continua desprovida de curso de Medicina. Para superar essa lacuna é que as Faculdades Integradas de Patos está investindo neste projeto, pensando, prioritariamente em contribuir com a melhoria dos indicadores de saúde da região, por meio da formação de profissionais qualificados. 

O projeto é inovador e se pauta por um modelo que enfatiza a formação de um profissional médico generalista, com uma visão humanista, crítico, reflexivo e capaz de atuar no processo saúde-doença nos níveis de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde,  prestando assistência integral e humanizada às pessoas e qualificado para tomar decisões adequadas ao contexto social e em consonância com os recursos disponíveis na região.
 
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog